CENTRO DE ARTES VISUAIS RECEBE EXPOSIÇÃO DE "10.000 DIAS CABO FRIO", COMEÇA NESTA SEXTA- FEIRA 04/07 ÀS 20h



Exibindo convite da exposição.jpg


Exibindo foto 02 - crédito andré amaral.jpg

Criado pela Prefeitura de Cabo Frio e administrado pela secretaria de Cultura, o Centro de Artes Visuais (CAV), na Praia do Forte, recebe, a partir desta sexta-feira (4/7), a exposição “10.000 Dias Cabo Frio”, do artista plástico Jorge Cerqueira. Fazendo uma homenagem à cidade que escolheu para viver há 27 anos, o novo trabalho faz uma retrospectiva de sua carreira e será lançado a partir das 20h no CAV. O acervo de pinturas a óleos e acrílicas, guaches e aquarelas, além de gravuras em metal, em madeira (xilogravura) e litografias, fica em cartaz até o dia 3 de agosto.

A identificação artística com Cabo Frio, que fez grandes nomes como José de Dome e Carlos Scliar escolherem a cidade para suas inspirações diárias, faz o mesmo sentido para o carioca Jorge Cerqueira. Frequentador da cidade desde o início da década 1980, radicou-se definitivamente em 87 e montou seu ateliê na Ogiva. Desde então, suas pinturas rodaram o Brasil e o mundo, em um currículo que faz de Cerqueira um nome de forte expressão no cenário artístico brasileiro.

– Aprendi a gostar de cada pedaço desta cidade, de cada canto, principalmente da luz. Minha obra reflete meus amores, minhas angústias e minhas alegrias – define o artista.

A mistura de sentimentos e emoções é destacada também pela crítica de arte Joice Gumiel Passos, responsável pela curadoria. Ela enxerga a exposição como "o registro da produção e da maturidade da obra de Jorge Cerqueira, a síntese visual de sua história como homem e como artista".

"A obra de Jorge Cerqueira é sua linha de encontro e de sentido com a vida. São anotações, registros, documentos íntimos e apaixonados de seus dias. Jorge Cerqueira desenha, pinta e grava o que vivencia interiormente, sem linearidade, numa espiral emotiva, simbólica, insatisfeita, para depois, ainda, recitar Fernando Pessoa", filosofa ela.

Catálogo
Outra novidade da noite de sexta no CAV será o lançamento do catálogo da exposição. Ele traz imagens das obras à mostra, depoimentos, críticas e fotografias dos bastidores.

Proedi
Tanto a exposição “10.000 DIAS CABO FRIO” quanto o catálogo foram selecionados no Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), classificando-se entre 40 projetos beneficiados. Para Jorge Cerqueira, isso foi um fator a mais que o influenciou a fazer a exposição totalmente voltada para a cidade.

– É importante também por ter a chancela da Secretaria de Cultura – aponta ele.

O secretário José Facury, por sua vez, enaltece o fortalecimento do catálogo iconográfico produzido na cidade.

– Ter o Jorge Cerqueira como um dos artistas escolhidos pela gabaritada comissão julgadora, só me fez ter a certeza que a possibilidade de abrir esse caminho (do Proedi) foi uma tacada certa – afirmou o secretário.

SERVIÇO
Exposição 10.000 DIAS CABO FRIO
Quando: de 4 de julho a 3 de agosto
Onde: Centro de Artes Visuais (CAV)

Texto: da Redação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS