SEPRED COMEMORA ALTA DE PACIENTES QUE CONCLUÍRAM TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA




Taxa de recuperação em Cabo Frio é maior do que a média nacional. Quase 50% dos acolhidos no início de funcionamento do Centro de Reabilitação já estão preparados para voltar ao convívio social

Nesta quarta-feira (9/4), às 11h, a Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas – SEPRED -, estará promovendo no Teatro Municipal de Cabo Frio, a solenidade de entrega dos certificados dos primeiros acolhidos que receberam alta médica, e que estão aptos para voltar ao convívio social, após seis meses de tratamento no Centro de Reabilitação, mantido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, localizado no bairro Alecrim.

Dos 46 internos que iniciaram o tratamento em setembro do ano passado, quando o Centro de Reabilitação começou a funcionar, 22 estão prontos para viver longe das drogas. Um percentual de sucesso superior a taxa de recuperação média das clínicas de todo o país, que recuperam entre 20 e 30% dos dependentes. Segundo a secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Cris Mansur, o sucesso é possível graças ao trabalho humanizado realizado com os internos, que consiste em manter uma rotina de trabalho, convivência comunitária e o exercício da espiritualidade.

- Estamos muito felizes com este resultado. É a prova de que estamos no caminho certo para recuperar essas pessoas para que elas possam voltar a ter uma vida normal, em contato com a família, trabalhando, enfim, vivendo com dignidade que é o que todo ser humano precisa – destacou.

Outro trabalho apontado pela equipe da secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas para o sucesso do tratamento é o apoio das famílias, que também são inseridas nas terapias de grupo e individuais. Segundo Cris Mansur depois que os parentes começaram a participar do tratamento, passaram a entender melhor o dependente químico, e voltaram a se reaproximar durante as visitas nos finais de semana.

- As famílias participam das terapias aqui no escritório da SEPRED e se preparam para este contato com o acolhido. O resultado tem sido muito positivo. Estamos reaproximando famílias que há anos não tinham mais contato, e por incrível que parece, a maioria está reatando os laços familiares –  explica Cris Mansur.

A Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas não cuida apenas do tratamento e da recuperação do dependente químico. Após a alta médica, muitos já podem contar com um novo emprego com o apoio da SEPRED, que tem buscado parcerias com empresas do município para fazer essa realocação no mercado de trabalho. Dos 22 acolhidos que receberão alta nesta quarta-feira, 14 já estão com emprego garantido.

- Eles precisam dessa ajuda neste primeiro momento. Tem sido muito importante essa realocação no mercado de trabalho. Muitos deles, já estão trabalhando durante o dia, e a noite, voltam para dormir no Centro de Tratamento. Só nesta quarta-feira, dia 9, eles irão receber a alta efetiva para retornar para os seus lares – explicou a secretária Cris Mansur.

Este é o caso de Natanael de Souza e Robson da Silva. Há quase um mês eles estão trabalhando numa construtora de Cabo Frio que firmou parceria com a Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. Segundo o diretor de Marketing da empresa, Max Andrade, o resultado tem sido positivo.

- Estamos satisfeitos com o trabalho deles. São funcionários competentes e respeitam as regras da empresa. É muito importante participar deste processo. Estamos no mercado há 21 anos e sempre tivemos essa preocupação com o social. São pessoas que estão retomando a vida após uma luta contra as drogas, e eles precisam de um voto de confiança para voltar para seus lares e voltar a ter uma vida normal – disse Max Andrade.

Natanael esta feliz com o primeiro pagamento. Depois de muito tempo longe do convívio familiar, o sonho é levar os filhos ao supermercado.

- Não vejo a hora de poder entrar com meus filhos no supermercado e poder dizer a eles que eles podem ir até as prateleiras pegar um biscoito, um chocolate. Para muitas pessoas isso pode não significar nada, mas para mim, é a coisa mais importante do mundo – concluiu.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas
Fotos: Divulgação SEPRED



Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS