SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CABO FRIO PREPARA SERVIÇO DE ABORDAGEM A PESSOAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL NAS RUAS




Objetivo é identificá-las e encaminhá-las para que sejam assistidas pela política pública da Assistência Social

Os moradores e comerciantes do bairro Ville Blanche, em Cabo Frio, tem reclamado na mídia e nos órgãos de segurança a respeito do ponto de prostituição que se formou no local. O fato tem acontecido entre as esquinas das ruas Porfírio do Patrocínio Nascimento e José Antônio Sampaio, com a Avenida Júlia Kubitscheck, nas proximidades da rodoviária de Cabo Frio. A situação tem levantado inúmeras questões que vão desde denúncias de tráfico de drogas à exploração sexual de adolescentes no local.

Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio está dando início a um projeto para ser realizado pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social. O objetivo é identificar e encaminhar as pessoas que trabalham na prostituição para que sejam assistidas pela política pública da Assistência Social, através dos serviços prestados pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, e pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

O Serviço Especializado em Abordagem Social realizará uma busca ativa nesses locais descritos como “pontos de prostituição”, para identificar essas pessoas. Durante a abordagem, psicólogos e assistentes sociais farão uma escuta apurada, levantando as informações necessárias à garantia dos direitos.

O segundo passo será encaminhá-las ao CREAS, para que sejam incluídas no PAEFI, que é o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, que acompanha sistematicamente essas famílias de forma individual ou coletiva. O trabalho envolve visitas domiciliares e grupos reflexivos que abordarão temas importantes como homofobia, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, entre outros.

Outro passo importante é a inserção no CadÚnico, que é a porta de entrada para que ela tenha acesso a seus direitos, inclusive o Bolsa Família, o desconto nas contas de energia elétrica e de telefone, isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, inclusão no Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros benefícios.

As pessoas que quiserem ingressar em outro trabalho que não a prostituição terão a oportunidade de serem encaminhadas para participar de algum curso oferecido pelo Pronatec. São cursos gratuitos de capacitação profissional, como auxiliar de cozinha, aplicador de revestimentos cerâmicos, auxiliar de plataforma, todos com certificados do Senai e IFF.

– É importante também que esses usuários sejam referenciados em algum CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Lá, elas serão inseridas no do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem como objetivo principal fortalecer os vínculos familiares e comunitários – ressaltou Jeanne de Souza, superintendente de Gestão do SUAS.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social
Foto: Postada no Blog da Repórter Renata Cristiane 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS