RENOVADO, SUB 20 DA ADDP CABO FRIO SE PREPARA PARA A COPA REGIONAL




Com um elenco bastante modificado em relação ao time de 2013, time usa a competição adulta como termômetro para o Campeonato Carioca sub20, que começa no fim do mês

Atual campeã municipal nas categorias sub17, sub20 e adulta, a ADDP Cabo Frio está se preparando para a disputa da Copa Regional de Futsal, promovida pela Liga Cabofriense de Futsal, que começa neste sábado (12). A competição terá oito clubes de três municípios na categoria sub17 e sete clubes de dois municípios na categoria adulta.

A ADDP Cabo Frio está no grupo B nas duas categorias, e terá como adversários Arraial do Cabo, Búzios (esse, somente no sub17) e Tamoyo. A estreia está marcada para o dia 17, diante do Arraial do Cabo, no ginásio Alfredo Barreto.

No adulto, a ADDP Cabo Frio vai disputar a competição com um elenco formando exclusivamente por atletas da categoria sub20. A Copa Regional servirá, ainda, como um laboratório para o Campeonato Carioca sub20, que começa no final de abril.

A equipe sub20 da ADDP Cabo Frio sofreu uma grande reformulação em relação ao time que, além do Municipal, se sagrou campeão estadual da categoria: com vários atletas que estouraram o limite de idade de 20 anos e outros que deixaram o clube, apenas noeve jogadores da temporada passada permanecem no clube: os alas Lucas Tardelli e João Tardelli e o pivô Caio, que estão integrados ao elenco da categoria principal; o goleiro João Pedro Rodrigues, o fixo/ala Matheus Quintanilha, os alas Matheus Leão (que operou recentemente o joelho e só retorna à equipe no meio do ano), Matheus Duarte e Kaká; e o pivô Jônatas.

A equipe será completada com jogadores que subiram da equipe sub17 da ADDP, como o fixo/ala Eliézio e os alas Marcelo e Naor; e jogadores vindos de outros clubes, aprovados num período de seleção feito em janeiro. Além disso, jogadores que ainda têm idade para atuar pelo sub17 também devem jogar no time "adulto" da Copa Regional.

– O trabalho de integração entre o adulto e o sub20 foi intensificado desde que o Cupim chegou ao clube. A integração entre o sub20 e o sub17 sempre aconteceu, e está só aumentando. Como o objetivo, neste primeiro semestre, é o de remontar a equipe e fazer boa campanha no Campeonato Carioca, devemos utilizar os jogos da Copa Regional como observação dos meninos – explicou Anderson Mangueira Lopes, que inicia sua nona temporada como treinador do sub20 da ADDP Cabo Frio.

"Grupo da morte" não preocupa
O fato de o sorteio ter colocado no mesmo grupo três dos quatro semifinalistas da edição de 2013 do Campeonato Municipal não é motivo de preocupação para a comissão técnica da ADDP – que incorporou aos seus quadros o preparador físico Elias Silva, que chegou bem recomendado por seus trabalhos anteriores nas categorias de base do futebol do Botafogo e do Bonsucesso.

– É claro que ficou um grupo "pesado", onde pelo menos um dos semifinalistas do Municipal do ano passado ficará de fora. Mas vamos tentar fazer o nosso melhor enfrentando Arraial e Tamoyo. O nosso peso é o de fazer da melhor maneira o que estamos treinando. A classificação ou não será reflexo do que apresentarmos. O foco principal nesse semestre é o Carioca, mas vamos coordenar bem os dois campeonatos – afirmou o treinador.

Campeonato carioca sub20 terá tiro curto
Com o calendário apertado por conta da Copa do Mundo, a Federação de Futsal do Rio (FFSERJ) montou o Campeonato Carioca sub20 com uma fórmula diferente, mais curta: a primeira fase, com seis clubes, será disputada em turno único, com apenas cinco rodadas. Os quatro primeiros colocados passam para as semifinais.

A ADDP Cabo Frio enfrenta, pela ordem, Vasco da Gama (em casa, dia 29/4), Flamengo (fora, 6/5), Grajaú Country (em casa, 9/5), Casa de España/BFR (fora, 13/5) e Mendes (fora, 16/5).

O clube tentará chegar à semifinal do Carioca sub20 pela segunda vez em sua história. Em 2011, a ADDP Cabo Frio surpreendeu favoritos e fez uma das semifinais contra o Vasco da Gama.

– É um campeonato bem curto, com cerca de 40 dias de duração. Para muitos dos meninos que estão jogando com a gente, será a primeira competição de Federação. Mas temos como surpreender, basta acreditar no nosso trabalho – analisou Mangueira.

Sub17 joga torneio em São Pedro
Antes da Copa Regional, o sub17 da ADDP Cabo Frio disputa, neste domingo (13), a 2ª Copa CSS de Futsal, promovida pelo Colégio Silva Serpa, de São Pedro da Aldeia. Os jogos são eliminatórios, disputados no ginásio do CSS.

Ao contrário com o que acontece com o sub20, o time sub17, comandado por Carlos Henrique, tem sua base mantida desde o ano passado, com muitos dos jogadores campeões municipais ainda na equipe. Vale ressaltar que, no ano passado, ADDP Cabo Frio e Tamoyo, que se encontram na última rodada da Copa Regional – e podem se encontrar na semifinal da Copa CSS - foram finalistas do Campeonato Municipal.

Texto: Assessoria de Imprensa da ADDP Cabo Frio
Fotos: Divulgação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS