OUVIDORES PARTICIPAM DO 5º FÓRUM REGIONAL DE OUVIDORIA DO SUS EM CABO FRIO



Melhorias para o atendimento ao público é um dos pontos que foram abordados pelo Fórum

O Fórum tem como objetivo, implantar ouvidoria em nove municípios da região da baixada litorânea. Participaram do evento nesta quarta-feira (02/04) os municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Arraial do Cabo, Saquarema e Cabo Frio. Iguaba Grande, Armação de Búzios e Rio das Ostras não enviaram representantes.

Segundo pesquisa da Ouvidoria do Estado, Cabo Frio em 2013 alcançou 81% de aproveitamento do cronograma de acompanhamento. Na reunião foi destacado, a importância da entrega dos projetos para o bom funcionamento das ouvidorias e das Secretarias Municipais de saúde.

De acordo com Ana Paula Viggiani, ouvidora do SUS em Cabo Frio, o serviço atende aproximadamente 10 pessoas por dia com solicitações por telefone e atendimento presencial. Os números apontam que 95% das reclamações e solicitações são atendidas com respostas positivas. O sistema de ouvidoria em Cabo Frio já recebeu mais de duas mil pessoas em um ano. Ela ainda informou que, dentro do Sistema de ouvidoria do país, as respostas têm um prazo médio de 15 dias para casos de urgência, mas em alguns casos consegue resolver em até cinco dias.

No evento foi apresentado o planejamento de estratégias para 2014, que estão incluídos, programa de capacitação, articulação de rede, monitoramento e gestão de informações. Também foi definido o local para o próximo fórum, que será feita na cidade de Araruama, e terá como tema a estrutura física, instrumento normativo e gestão da informação.

- Cada fórum é uma inovação de aprendizado, para colher mais informações e dar um melhor atendimento a população do SUS- diz Flaviane Vieira de Souza, funcionária da Secretaria de Saúde de Araruama.

Segundo Luana Pimentel, da Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde, a Ouvidoria é um instrumento de gestão, um canal de comunicação entre o usuário e a gestão de saúde, e os usuários podem entrar em contato pelo0800-0255525 e através do email ouvidoria@saude.rj.gov.br.

A Ouvidoria da Saúde, em Cabo Frio, funciona na unidade do PAM, sala 05, no bairro de São Cristovão.

Texto: Rosália Moreira
Fotos: Alvaro Neves

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS