NAVIO QUE AFUNDOU NA CORÉIA DO SUL TINHA MAIS DE 300 ADOLESCENTES A BORDO, EQUIPES DE RESGATE SUL- COREANAS DISSERAM QUE MAIS DE 270 PESSOAS CONTINUAM DESAPARECIDAS

Helicópteros buscam sobreviventes no navio Sewol, embarcação sul-coreana que naufragou no Mar Amarelo (Foto: AP Photo/Yonhap)

 
Equipes de resgatem buscam vítimas no navio Sewol, que naufragou na Coreia do Sul (Foto: Yonhap/AP)
Os passageiros do navio Sewol estavam tomando café da manhã, por volta das 9h desta quarta-feira (16) no horário local (23h do dia anterior no horário de Brasília), quando escutaram um forte estrondo. Logo, o navio começou a se inclinar, resultando no que pode ser o pior acidente marítimo da história da Coreia do Sul.
O navio Sewol se dirigia à ilha de Jeju, um resort considerado como o "Havaí da Coreia". Ele tinha 459 passageiros, entre eles mais de 300 adolescentes - estudantes do equivalente ao ensino médio na Coreia do Sul.

A Guarda Costeira da Coreia do Sul começou as operações de resgate tão logo o navio enviou o pedido de socorro. Foram usados pequenos barcos motorizados, mergulhadores e helicópteros. Os feridos foram transferidos para o hospital da cidade litorânea de Mokpo, próxima do local do acidente.
As causas do naufrágio ainda não são conhecidas. A principal hipótese, consistente com o barulho que as vítimas relataram, é de que a embarcação colidiu com um recife submarino.
As equipes de resgate acreditam que uma grande parte dos desaparecidos continuam na embarcação. Quando o navio começou a naufragar, a recomendação da tripulação era de que os passageiros não se desesperassem, não se jogassem no mar e não saíssem do local onde estavam. Por isso, muitos estudantes podem ter ficado presos nos quartos. Outros, no entanto, se lançaram ao mar no meio da situação caótica.
A temperatura do mar também é um problema para as operações de resgate. As águas estão muito frias - cerca de 10 ºC. Estudantes retirados das águas recebiam imediatamente um cobertor para recuperar a temperatura corporal.
Até o momento, a Guarda Costeira da Coreia do Sul confirmou a morte de duas pessoas, um homem e uma mulher da tripulação. Já a imprensa sul-coreana fala em pelo menos seis mortos. Cerca de 270 passageiros continuam desaparecidos.

Parente de uma das pessoas desaparecidas no naufrágio da embarcação sul-coreana Sewol (Foto: Ahn Young-joon/AP)
bc
REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIAS

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS