CABO FRIO SEDIA QUARTA- FEIRA 2/4, A QUINTA REUNIÃO DO FÓRUM DE OUVIDORIAS DO SUS, ENCONTRO SERÁ NO AUDITÓRIO DA PMCF ÀS 14 HORAS, COM REPRESENTANTES DE 9 MUNICÍPIOS DA BAIXADA LITORÂNEA , SAIBA MAIS



Nesta quarta-feira (2/4), técnicos das ouvidorias dos municípios da Região dos Lagos participam da 5º Reunião do Fórum de Ouvidorias. O encontro tem como objetivo alinhar o trabalho dos ouvidores do SUS em cada cidade

A reunião, com início marcado para as 14h no Auditório da Prefeitura de Cabo Frio, faz parte do planejamento do setor de ouvidorias do SUS no estado. Participam representantes de nove municípios da Baixada Litorânea: Cabo Frio, Búzios, São Pedro, Arraial do Cabo, Araruama, Iguaba Grande, Saquarema, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

De acordo com Ana Paula Viggiani, ouvidora do SUS em Cabo Frio, o serviço atende aproximadamente 10 pessoas por dia com solicitações por telefone e atendimento presencial. A ouvidoria em Cabo Frio funciona na unidade do PAM em São Cristóvão, na Sala 5 - 2º andar.

– As respostas previstas dentro do sistema de ouvidoria no país têm um prazo médio de 15 dias para casos de urgência. É bom lembrar que todas as solicitações são encaminhadas por documento oficial e fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) em Brasília – ressalta a ouvidora.

Os números apontam que 95% das reclamações e solicitações são atendidas com respostas positivas. O sistema de ouvidoria em Cabo Frio já recebeu mais de duas mil pessoas em um ano.

A Ouvidoria em Saúde é um instrumento de gestão pública e do controle social para a defesa do direito à saúde e do aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. Através do fortalecimento da gestão participativa, com a escuta ao cidadão e aos profissionais vinculados ao SUS, a Ouvidoria poderá identificar os principais problemas e captar as reais necessidades da sociedade.

Texto: da Redação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS