A COMISSÃO EXTERNA QUE INVESTIGA A PETROBRAS COMEÇA A TRABALHA


Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Dep. Anthony Garotinho

A comissão externa da Câmara dos Deputados criada para apurar denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela companhia holandesa SBM Offshore aprovou, nesta quarta-feira, convites para ouvir o empresário Júlio Faerman, que foi um dos representantes da SBM no país até 2012; Philippe Levy, atual diretor da empresa no Brasil; e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal.

Costa será ouvido sobre a possível correlação entre a compra da refinaria de Pasadena (EUA), pela Petrobras, e o caso SBM Offshore. A aquisição da refinaria está sendo investigada pela PF, Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público, além de ser alvo de propostas de CPIs no Congresso.

Viagem à Holanda ainda não foi definida 

Na primeira reunião deliberativa da comissão, os deputados aprovaram ainda o requerimento administrativo para acompanhar as investigações na Holanda. Entretanto, ainda não há data para a viagem. Os deputados concluíram que é preciso "seguir o rastro do dinheiro", principalmente dos US$ 15 milhões que teriam sido pagos a outros agentes no Brasil, antes de viajar para o exterior.

Único representante do Rio na comissão, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) participou dessa primeira reunião e reiterou sua disposição em buscar a verdade.
"Quero deixar bem claro que meu compromisso é com o Brasil. Se tive a honra de ser escolhido entre 513 deputados não é para fazer figuração. Vou fundo na investigação doa a quem doer", afirmou Garotinho.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS