VENEZUELA: GOVERNO DIVULGA IMAGENS DA VIOLÊNCIA NA ASSEMBLEIA



O governo venezuelano veiculou, nesta quarta-feira (2), em rede nacional, imagens dos atos violentos ocorridos na Assembleia Nacional nesta terça-feira (1º), quando deputados se confrontaram fisicamente durante sessão. O presidente Nicolás Maduro repudiou fortemente o ato. “Não estamos de acordo com a violência (…) isso não deve se repetir”, disse o mandatário que garantiu que o presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, tomará as medidas necessárias para evitar fatos como este.


AVN
violência Venezuela
Imagem do partido de ultradireita Primero Justicia, Richard Arteaga, arremessando cadeiras contra outros parlamentares.
As imagens dos deputados da oposição feridos tiveram repercussão internacional. O vídeo apresentado pelo governo, no entanto, evidencia a provocação feita pelos deputados opositores que tentaram impedir a sessão que debatia a aprovação de créditos adicionais, com apitos e buzinas. Um grupo chegou a exibir um cartaz com os dizeres “Golpe no Parlamento”. 

Acompanhe o especial doPortal Vermelho sobre asEleições da Venezuela

O vídeo mostra também o deputado do partido de ultradireita Primero Justicia, Richard Arteaga, jogando cadeiras contra outros parlamentares. Para o historiador e sociólogo Vladimir Acosta, em entrevista à VTV, a oposição tenta manter um clima de confronto político, instabilidade e crise permanente para desconhecer, debilitar e impedir que se solidifique a liderança do presidente da República. Para o intelectual, segue havendo um golpe de Estado em marcha, evidenciado desde os atos iniciados em 15 de abril.

Os deputados opositores se negam a reconhecer Maduro como presidente legítimo. Em retaliação, a bancada do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) na Assembleia Nacional anunciou que os deputados oposicionistas não terão direito de palavra enquanto mantiverem esta posição. Também tiveram o pagamento do salário suspenso.

Veja o vídeo divulgado pelo governo:



Da Redação do Vermelho,

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS