DONOS DE QUIOSQUES APROVAM PROJETO DA NOVA ORLA DE TAMOIOS, OBRAS JÁ COMEÇARAM E RETIRADAS DOS QUIOSQUES ATENDE DETERMINAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E IPHAN


 
O arrojado e moderno projeto arquitetônico que vai transformar a Orla da Praia da Forte foi aprovado pelos donos de dez quiosques que participaram da reunião com a Secretaria de Serviços Públicos e Postura realizada na manhã de sexta-feira (24/5).  No encontro, no auditório da prefeitura, o prefeito Alair Corrêa explicou que o ritmo das obras, que já começaram, será intenso e a programação prevê a inauguração para a primeira quinzena de novembro, mês de aniversário da cidade de 398 anos.  Para o andamento da obra, será preciso montar um tapume com mais de um metro de altura sobre a calçada onde estão instalados os quiosques. 

O prefeito explicou também que a prefeitura atende a determinação do Ministério Público Federal (MPF) e do IPHAN para a retirada de todos os quiosques que estão instalados sobre a faixa de areia. Com a retirada dos quiosques, o prefeito Alair Corrêa encomendou um novo projeto para a Orla da Praia do Forte que inclui a construção de novas pistas, a nova Praça das Águas e os novos quiosques seguindo orientação técnica dentro dos padrões internacionais de sustentabilidade e acessibilidade.

- Temos um projeto grandioso e a nossa Praia do Forte que é o cartão postal de Cabo Frio merece atenção especial. Por isso, a prefeitura está investindo cerca de R$ 12 milhões para a construção das novas pistas e de novos quiosques.  

Donos de quiosques conheceram o projeto, apresentado por arquitetos e técnicos da prefeitura, e aprovaram o que será a Nova Orla da Praia do Forte.

- O projeto que eu vi é muito bom para Cabo Frio e vai melhorar a qualidade do turista. Agora vou trabalhar mais 25 ou 50 anos - disse Nicanor Ferreira Sampaio, que comanda o quiosque Nica’s Lanches há 25 anos.

A empresária Andreia Moreira, do Quiosque Costa do Sol, lembrou que há 12 anos, o prefeito Alair Corrêa também fez grandes mudanças na Praia do Forte e montou nova área de alimentação onde funcionam hoje os quiosques que serão retirados.

- A expectativa é grande porque há 12 anos Alair nos tirou da feirinha e nos colocou na praia. Agora, o novo projeto é ousado, vai dar tudo certo, só tem a melhorar. Estamos ao lado do prefeito para o que der e vier - elogiou Andreia.

O prefeito Alair Corrêa explicou aos proprietários de quiosques da Orla que a determinação do MPF e do IPHAN determina a retirada de todos os quiosques simplesmente, mas a prefeitura incluiu a construção de nova praça de alimentação para tornar aquele trecho em um novo ponto de atração turística.  

No encontro ficou determinado que todos os quiosques serão retirados dentro de 30 dias. A prefeitura vai ajudar com caminhões para o transporte de materiais e equipamentos para o local que o dono do quiosque indicar.

O prefeito orientou a equipe da Secretaria de Serviços Públicos para acompanhar a demolição dos quiosques junto com os proprietários.

- Sou um administrador que mistura emoção, com revolução e planejamento, então é mais uma atitude corajosa do governo de tirar os quiosques e construir a mais bela Orla deste país - disse o prefeito que se mostrou feliz ao ver a compreensão e adesão ao novo projeto que vai transformar a Praia do Forte.

Um dos mais antigos proprietários de quiosques na Praia do Forte, Launir Peixoto Castro que há 18 anos comando o Chopão, disse que o projeto vai atrair turistas brasileiros e também do exterior.

- Com, esse projeto, agora com Copa do Mundo e Olimpíadas quem não visitar Cabo Frio não veio ao Brasil - disse.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS