CURSOS E OFICINAS OFERECIDOS PELA SEME FAZEM SUCESSO ENTRE PROFISSIONAIS



 
Os profissionais da rede municipal de Cabo Frio agora estão ainda mais qualificados. Isso, em virtude da grande procura dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), o que revela o interesse pelos temas tratados. Desde o início de abril a SEME está ministrando, por meio do Departamento de Formação Continuada (DEFOC), diversos cursos de aperfeiçoamento para os servidores da rede municipal de ensino. Eles acontecem em escolas municipais, na Ferlagos, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi e no Núcleo Tecnológico Educacional Municipal (NTM).

A ação é parte do cumprimento da Resolução Municipal nº 2, de 12 de março de 2013, fundamentada na Lei Federal n.º 11.738/2008 – a famosa “Lei do Piso”. Nela está determinada a proporcionalidade de um terço da jornada de trabalho para estudos, planejamento e avaliação. Os cursos também são oferecidos aos profissionais que atuam como cozinheiros, porteiros, auxiliares de serviços gerais, inspetores de alunos, auxiliares de classe, dinamizadores das salas de leitura etc. Durante a primeira etapa o número de inscrições surpreendeu a equipe do DEFOC, como explica a diretora Tarsiana de Almeida.

– Foi uma média de 20 cursos oferecidos no Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi, divididos em turmas modulares e sequenciais. Como tudo ainda é novidade, achamos que a procura para essa primeira etapa seria mais reduzida, o que não aconteceu. Os professores se empolgam com os temas tratados e acabam se inscrevendo em mais de uma oficina. Os cursos são bastante dinâmicos e alguns temas acabam gerando lista de espera. Inclusive já decidimos repetir alguns deles para atender a um público maior.

Para a auxiliar de classe, professora Rosário de Fátima, da Creche M. Mª Leonídia P. F. M. Pinheiro, Cabo Frio está na direção certa ao liderar o cumprimento da Lei na Região dos Lagos. “Os professores precisam desse tempo de dedicação ao aperfeiçoamento de suas atividades. Os cursos estão me dando todo um embasamento e respaldo que seriam difíceis de conseguir sem esse momento garantido pelo município”, conta entusiasmada.
A secretária de Educação, professora Elenice Martins, fez questão de visitar algumas turmas de formação pessoalmente para ouvir a opinião dos profissionais sobre os cursos e as respostas foram bastante positivas. “Estamos muito contentes por constatar o quanto a elaboração dos cursos está contribuindo para o aperfeiçoamento de nossos profissionais. Eles estão interessados e participam com sugestões de futuros temas”, comenta a secretária.  Já a tutora do curso Didática como ferramenta diária do professor, Márcia Vidal, ressalta que o brilho no olhar do professor é o ingrediente principal. “Esse brilho demonstra que o profissional ainda tem o poder do encantamento. E é esse encantamento que garante o sucesso no ensino aos nossos alunos”, revela. 

Texto: Anneliese Lobo / Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Gilberto Verdade
Legenda:
 01 - Curso: O papel do professor de Educação Física na promoção da saúde do aluno
07 – Profissionais de Cabo Frio agora ainda mais qualificados.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS