SECRETARIA DE SAÚDE DE CABO FRIO REALIZARÁ CAMPANHA CONTRA A HANSENÍASE, PROJETO ACONTECERÁ EM 3 PONTOS DA CIDADE: CENTRO , JARDIM ESPERANÇA E TAMOIOS




A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio realizará, através do Departamento de Vigilância em Saúde, o Projeto Rio de Hanseníase, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro. A campanha é uma parceria com o Projeto Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase, que disponibilizará a Carretinha da Saúde durante três dias.

A campanha acontecerá das 9 às 16 horas, em três pontos da cidade: no dia 23, na Praça Porto Rocha, no Centro; no dia 24, no Hospital Otime dos Santos, no bairro Jardim Esperança; e no dia 25, será a vez de Tamoios receber o projeto.

O projeto tem como objetivo principal detectar os casos ocultos de hanseníase no município, além de aperfeiçoar a divulgação dos sintomas da doença, informar a população sobre a prevenção, tratamento e contra o preconceito.

A Carretinha da Saúde é uma unidade móvel que possui três ambulatórios, sala de espera climatizada, além de um sistema de acessibilidade com elevador para pessoas com deficiências. Médicos e fisioterapeutas da Rede Municipal de Saúde atenderão nessa carreta, onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico da hanseníase.

- A pessoa que for atendida na Carretinha da Saúde e for diagnosticada portadora da hanseníase sairá de lá com toda a medicação para iniciar o tratamento, além de ser encaminhada à unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber um acompanhamento até ser curada. A família dessa pessoa também será visitada para que se faça uma investigação de outros possíveis casos da doença – explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros. 

A ação contará ainda com a participação de agentes comunitários de saúde, que distribuirão panfletos informativos, alertando a população para o diagnóstico precoce da doença.

Além das consultas e panfletagem, haverá também apresentações de teatro, com atores do Projeto Morhan, que levarão alegria e conscientização às pessoas, mobilizando a população para a prevenção e contra o preconceito aos portadores da doença.

Sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por uma bactéria e transmitida pelas vias respiratórias. Os nervos são os primeiros a serem atacados e aos poucos, outras partes do corpo, como braços, mãos, coxas, pernas, pés e o rosto, vão sendo atingidos.

Os sintomas aparecem gradativamente e são manchas claras, com dormência e diminuição da força muscular.

É importante destacar que a Hanseníase tem cura e o tratamento é totalmente gratuito. A pessoa que notar qualquer sintoma deve procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame.

Texto: Aimée Barbosa e Glória Passos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS