SECRETARIA DE SAÚDE DE CABO FRIO DIVULGA RESULTADOS DA CAMPANHA CONTRA A HANSENÍASE


                               


Projeto atendeu 120 pessoas em três dias de atendimento

A Campanha contra a Hanseníase terminou com saldo positivo em Cabo Frio. Nos três dias de projeto, foram realizados 120 atendimentos. Desse total, 15 pessoas apresentaram suspeita da doença e foram encaminhadas ao Setor de Referência no PAM para investigação e tratamento.

O Projeto “Rio sem Hanseníase” foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com o Projeto Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase.

Durante três dias, a campanha visitou locais diferentes da cidade. No primeiro dia, na Praça Porto Rocha, no Centro, foram realizados 35 atendimentos, com cinco encaminhamentos. Já no segundo dia, no bairro Jardim Esperança, 40 pessoas foram atendidas e sete encaminhadas. E no terceiro dia, no Segundo Distrito, o projeto atendeu 46 pessoas, e dessas, três foram encaminhadas para tratamento. Também foram realizadas sete baciloscopias, que são os exames para detecção da doença.

O objetivo principal desse projeto foi detectar os casos ocultos de hanseníase no município, além de aperfeiçoar a divulgação dos sintomas da doença, informar a população sobre a prevenção, tratamento e contra o preconceito.

Para a realização da campanha, os profissionais contaram com a Carretinha da Saúde, que é uma unidade móvel com três ambulatórios, sala de espera climatizada, além de um sistema de acessibilidade com elevador para pessoas com deficiências. Médicos e fisioterapeutas da Rede Municipal de Saúde atenderam nessa carreta, onde foram realizados exames gratuitos para o diagnóstico da hanseníase.

A ação contou ainda com a participação de agentes comunitários de saúde, que distribuíram panfletos informativos, alertando a população para o diagnóstico precoce da doença.

Além das consultas e panfletagem, houve também apresentações de teatro, com atores do Projeto Morhan, que levaram alegria e conscientização às pessoas, mobilizando a população para a prevenção e contra o preconceito aos portadores da doença.

Texto: Gloria Passos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS