PMCF APRESENTA NOVO PLANO DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE CABO FRIO, GOVERNO VAI VALORIZAR PROFISSIONAIS E ESTIMULAR PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO AMBIENTE ESCOLAR



A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio apresentou, na última sexta-feira (11), na Casa do Educador, o plano de ação que vai nortear a reestruturação do sistema educacional do município.
A secretaria vai valorizar os profissionais da Educação e estreitar laços com a comunidade – fortalecendo a participação das famílias na vida escolar. A proposta de trabalhado está ancorada nos quatro pilares da Educação elaborados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura): aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer.
A nova administração de Cabo Frio quer semear na comunidade escolar o desejo de trabalhar cada vez mais e melhor, elevando a qualidade da Educação com base no lema: “Todos juntos pela escola cidadã. Todos pela dignidade da Educação”.
A secretária de Educação, Elenice Martins, ressaltou que o governo Alair Corrêa quer dar voz às comunidades, estimulando a participação das famílias nas tomadas de decisão dentro de cada unidade escolar.
A missão apresentada na proposta de trabalho é: “Educar o cidadão para uma cidade educadora”. As diretrizes da Secretaria serão focadas na construção de uma “Escola cidadã para a cidade educadora.” Todos os esforços de trabalho devem convergir para o processo de humanização na sociedade.
A secretária de Educação destacou que a equipe de trabalho demonstra muita coesão e vontade de colocar Cabo Frio no topo da Educação nacional:
- Estamos trabalhando com enorme vigor. A Educação é prioridade no governo Alair Corrêa. Abraçamos o desafio de elevar todos os índices de qualidade da Educação em Cabo Frio e vamos fazê-lo.  Estamos compromissados sete dias por semana, 24 horas por dia com nossa missão. Vamos fazer de Cabo Frio um modelo de qualidade na Educação para todas as cidades do Brasil. – afirmou Elenice Martins.
A secretária ressalta ainda que todos os profissionais da Rede Municipal de Educação de Cabo Frio serão valorizados. A Secretaria investirá intensamente em capacitação:
- Nossos profissionais serão qualificados na Casa do Educador. Buscamos a excelência no desempenho e no atendimento à população. Queremos que nossos professores trabalhem motivados, sabendo que possuem todo o apoio da nossa equipe.
A Secretaria de Educação determinou seu contexto de trabalho levando em consideração as transformações no âmbito socioeconômico e produtivo da região como polo de investimento petrolífero; o protagonismo de crianças, jovens, adultos e idosos na busca de uma cidade educadora; novas aprendizagens para a transformação cultural e o planejamento intersetorial de cooperação e interação com todas as Secretarias Municipais.
A escola cidadã, para um novo conceito de cidade educadora, deve incrementar a participação social e política; estimular a consciência preservacionista do meio ambiente e das relações humanas alicerçadas na diversidade biocultural e as possibilidades de inserção do aluno no diversificado segmento produtivo por meio da educação básica de qualidade.
A subsecretária de Educação, Celma Rosa, enfatiza que o papel da escola na cidade que educa é criar as condições que viabilizem a cidadania:
 - Por meio da socialização da informação, da discussão e da transparência vamos gerar uma nova mentalidade, uma nova cultura, em relação ao caráter público do espaço da cidade.

FOTOS: Horácio CF Zone
Texto: Rômulo Tardelli/SEME          

Apresentação equipe SEME - 02 jornal.jpg
Apresentação equipe SEME - 03 jornal.jpg 
Apresentação equipe SEME - 05 jornal.JPG

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS