RIO TEM O DIA MAIS QUENTE DO ANO COM CALOR RECORDE DE 41,9 GRAUS E PODE CHEGAR A 42 GRAUS NESTA QUARTA FEIRA, DIZ CLIMA TEMPO






A catarinense Vitoria Diehl se refresca nas Paineiras
Foto: Ana Branco / Agência O Globo

A catarinense Vitoria Diehl se refresca nas Paineiras Ana Branco / Agência O Globo
RIO — Com uma temperatura de 41,9 graus, registrada às 12h45m em Guaratiba, o Rio tem o dia mais quente do ano nesta quarta-feira. A máxima poderá chegar a 42 graus, segundo o Instituto Climatempo. Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura do ano na cidade era de 41,2 graus em 19 de setembro, no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste. O forte aquecimento é causado, segundo a meteorologista Josélia Pegorin, por uma combinação de fatores.

O carioca está sofrendo com a onda de calor desde cedo. Às 13h, ainda com tendência de aquecimento do ar, os termômetros à sombra registravam de 35 graus a 38 graus na maioria das áreas da cidade. Na Zona Oeste, o aeroporto de Jacarepaguá marcava 39 graus e o Campo dos Afonsos, 40 graus. Entre as máximas registradas na cidade até o início da tarde, estão 41 graus no Aeroporto de Jacarepaguá, às 15h, e 40 graus no Aeroporto Tom Jobim, às 14h.— É uma época em que ocorre o maior tempo de exposição de sol sobre a cidade, que também está sofrendo com ventos quentes vindo do Norte do Brasil e com a falta de chuvas e ar polar, tornando o aquecimento excepcional — explicou a especialista.
Pela manhã, quem não pôde se refugiar em ambientes fechados com ar- condicionado ou nas praias, sofreu. No Hospital Salgado Filho, pacientes e familiares que aguardavam atendimento reclamavam do calor. Para tentar driblar a alta temperatura, alguns se refugiaram no corredor de acesso à sala de espera para portadores de deficiência. Colados à porta, eles aproveitavam a frestinha de saída do ar-condicionado.
— Tem gente passando mal aqui, devido ao excesso de calor — comentou um paciente que aguardava atendimento, enquanto jogava água mineral no rosto e pescoço para se refrescar.
Para fugir da sensação de abafamento, muitos abandonaram as praias e subiram as montanhas, como ocorreu nas Paineiras, onde moradores e turistas disputavam o frescor da ducha natural:
— Nesta época do ano, sempre que posso me refugio aqui. Eu prefiro as Paineiras à praia nesta época do ano — afirmou a catarinense Vitoria Diehl.
— Por mais gelada que esteja a água do mar, o bafão da areia torna a permanência na praia impossível — afirmou um outro “duchista”, que se identificou apenas como Bernardo.
Nesta terça-feira, o Inmet registrou 41 graus na Saúde, no Centro. Até então, era a segunda tarde mais quente do ano. Uma massa de ar quente e úmido impede a formação de nuvens no Rio, deixando o tempo ainda mais quente na cidade. No entanto, segundo o Climatempo, a nebulosidade aumentará com a aproximação de uma frente fria nesta quinta-feira. O sol ainda aparece forte e faz bastante calor. A máxima prevista é de 38 graus na capital fluminense. Ao longo da tarde, o ar quente e úmido favorece a formação de nuvens de chuva e as pancadas ocorrem em pontos isolados da cidade.
Previsão para o verão
O prognóstico elaborado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos três meses no estado revela que a temperatura e o volume de chuvas ficarão próximos à média histórica.
A meteorologista Ludmila Pochmann, do Cptec, diz que a média de chuvas no estado deve ficar entre 600 e 700 mm nos três meses de verão. Somente o oeste do Rio, na divisa com o estado de Minas Gerais, pode ter uma variação maior de precipitação, o que pode elevar o volume de chuvas no estado para 800 mm.
As temperaturas dos três meses devem ficar próximas às da média climatológica, entre 31 graus e 33 graus, segundo a meteorologista.
O GLOBO

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS