RETROSPECTIVA, VASCO 2012: DE QUASE "CÉU" A PRATICAMENTE AO "INFERNO"



De quase céu a praticamente o inferno. A temporada do Vasco iniciou de forma espetacular. No primeiro semestre, o clube de São Januário foi difícil de ser batido. Só que o Cariocão, que começou arrasador, terminou com dois vice-campeonatos. E a Libertadores acabou para a equipe nas quartas de finais. Até que veio o Brasileirão. Ali estava a chance de recuperação do Gigante da Colina.

O Cruzmaltino, mais uma vez, chegou a mostrar que ia brigar pelo título. Porém, vendas de jogadores, trocas de treinadores, salários atrasados, ambiente conturbado, má administração da diretoria e derrotas seguidas tiraram do time vascaíno qualquer chance de ser pentacampeão brasileiro. O ano, que já estava melancólico para o torcedor, passou a ser de indignação com as saídas dos ídolos Juninho e Felipe.

Confira como foi o Vasco em 2012:

Campeonato Carioca - Foram sete jogos na primeira fase da Taça Guanabara. E o Vasco venceu os sete. Nas semifinais, o maior rival no caminho: o Flamengo. O Gigante da Colina levou um gol logo no início do jogo, mas como a torcida sempre avisa, o Time da Virada virou para 2 a 1 e avançou para final da competição. Mas, na decisão, veio o primeiro revés na competição. Derrota para o Fluminense por 3 a 1 e campeonato perdido.

O desempenho no segundo turno não foi tão eficiente, mas foi suficiente para passar como segundo colocado. O Cruzmaltino ganhou do Rubro-Negro novamente nas semifinais, agora por 3 a 2. Na final, o time não se encontrou e perdeu para o Botafogo por 3 a 1.


Taça Libertadores: A campanha na fase de grupos pode ser considerada muito boa. Apesar do time ter se classificado para as oitavas de finais em segundo lugar, o clube teve pontuação de primeiro colocado. O adversário nas oitavas foi um time argentino. Após dois confrontos eletrizantes (2 a 1, nos dois duelos, a favor do mandante de cada partida), o Vasco levou a melhor nos pênaltis: 5 a 4.

Nas quartas de finais, o Cruzmaltino enfrentou o Corinthians, no encontro das duas equipes que disputaram ponto a ponto o Brasileirão do ano anterior. Os paulistas fizeram a festa de novo. Em São Januário terminou tudo igual: 0 a 0. No Pacaembu, o Gigante da Colina ficou muito próximo da vaga nas semifinais. Era segundo tempo e estava 0 a 0 quando Diego Souza arrancou com a bola sozinho para área e desperdiçou a grande chance dos cariocas ao chutar para defesa de Cássio. Nos minutos finais, Paulinho marcou para os donos da casa e decretou a eliminação vascaína.

Campeonato Brasileiro: O Vasco foi líder por três rodadas. O time perdeu o posto rápido, mas continuou firme na briga pelo título, mesmo com a venda de quatro titulares: Fágner, Alan, Rômulo e Diego Souza. A queda de rendimento começou na 16° rodada, quando foi derrotado pelo Atlético-MG (1 a 0), em um jogo que foi completamente dominado. Com o revés, viu a diferença aumentar para o clube mineiro, que era o dono da ponta, de um para quatro pontos. Na últimas duas rodadas do turno, duas derrotas em clássicos contra Flamengo (1 a 0) e Fluminense ( 2 a 1) que levaram a equipe para a terceira posição. Nada que não tivesse como recuperar no returno.

O reencontro com a vitória aconteceu na segunda rodada do segundo turno diante da Portuguesa (2 a 0). Porém, dois confrontos depois, a goleada sofrida para o Bahia por 4 a 0 em pleno São Januário sacramentou a crise. Contestado pela torcida, Cristóvão Borges pediu demissão. O Cruzmaltino reagiu e venceu na partida seguinte. Depois, Marcelo Oliveira chegou para o cargo de treinador.
Na estreia de Oliveira, ele arrancou um empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro em Minas. O clube carioca emplacou mais duas vitórias e um empate até o novo comandante perder a invencibilidade em casa para o São Paulo (2 a 0). Para piorar, mais cinco derrotas consecutivas, que determinaram a sua demissão. Foi a vez do auxiliar Gaúcho dirigir o time nas quatro rodadas que faltavam. Com dois resultados positivos e duas igualdades, ele levou o time que estava despencando na tabela para a quinta colocação com 58 pontos.

Pós-Brasileirão: Ricardo Gomes voltou para trabalhar como diretor-técnico. Com isso, Gaúcho foi efetivado como treinador. Alguns jogadores entraram na Justiça para cobrar salários atrasados do clube, que só tinha acertado o pagamento de alguns atletas. Fernando Prass, Nilton, Alecsandro e Auremir deixaram o time.

Além deles, o meia Juninho aceitou a proposta para jogar no futebol dos Estados Unidos. Antes, o Reizinho avisou que continuava em caso do Vasco se organizar financeiramente. O apoiador acabou aceitando a proposta para jogar no futebol dos Estados Unidos e saiu criticando a diretoria.
O meia Felipe, que também reclamou das decisões de Roberto Dinamite, está fora dos planos do Cruzmaltino para 2013. O camisa 6 ficou irritado com o fato de somente alguns companheiros de equipe terem recebido o pagamento. Ele ainda disse que não era a hora de René Simões ser contratado para ser diretor-executivo. E, desta forma conturbada, o Gigante da Colina se despede de 2012.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS