RETROSPECTIVA DO FLUMINENSE 2012, ANO DO TÍTULO E DE FRED PROTAGONISTA





Inesquecível.  O ano de 2012 vai ficar marcado pelos torcedores do Fluminense. Com dois títulos, o time das Laranjeiras teve muito o que comemorar. A festa tricolor começou no Estadual no primeiro semestre e foi até o Campeonato Brasileiro em dezembro. A campanha nesta temporada repetiu 1984, que era o melhor desempenho com os títulos do Carioca e da principal competição nacional.

Ano positivo para o atacante Fred, que foi eleito o "Craque do Brasileirão". Desta vez protagonista, o capitão tricolor só sofreu uma lesão, o que abriu caminho para ele se tornar o artilheiro com 20 gols e levar o Tricolor ao quarto troféu do campeonato na história.

Confira como foi o Fluminense em 2012:

Campeonato Carioca - Aos trancos e barrancos, o Flu conseguiu se classificar, como segundo colocado do grupo, para as semifinais da Taça Guanabara. A equipe ainda contou com a ajuda do rival Vasco, que mesmo com a vaga garantida ganhou do Boavista, clube que estava à frente da equipe das Laranjeiras antes da última rodada. 

Nas semifinais, mais uma vez, o Tricolor não apresentou um bom futebol. Porém, após empate por 1 a 1 contra o Botafogo no tempo normal, o time das três cores que traduzem tradição passou nos pênaltis: 4 a 3. A grande final foi justamente diante do Cruzmaltino. O Fluminense mostrou sua força, fez sua melhor partida no Estadual e venceu o Gigante da Colina por 3 a 1.

Priorizando a Libertadores, o Flu, que já estava com a vaga na final do Cariocão, acabou sendo eliminado da Taça Rio na primeira fase.  O Botafogo levou o segundo turno e foi o adversário do Tricolor na final da competição. Com autoridade, o clube das Laranjeiras goleou o Glorioso no primeiro jogo da decisão por 4 a 1. Na segunda partida, mais um vitória: agora por 1 a 0. E Fluminense campeão estadual pela 31° vez.

Taça Libertadores - O Tricolor deu "azar" no torneio e caiu para o Boca Juniors nas quartas de finais. O clube teve um excelente desempenho na fase de grupos, com cinco vitórias em seis jogos. Uma delas foi até diante dos argentinos na Bombonera (2 a 1). Já a derrota aconteceu também para os hermanos (2 a 0), mas no Engenhão.  

Nas oitavas, um empate contra o Internacional por 0 a 0 no Beira-Rio e um triunfo em casa sobre os gaúchos por 2 a 1. Mas, na fase seguinte, diante do Boca, vários desfalques. Sem os nomes de peso, como Fred e Deco, o Fluminense deixou a competição continental após empate traumático sofrido no s acréscimos (1 a 1) que garantiu os argentinos, vencedores do duelo de ida por 1 a 0.

Campeonato Brasileiro - Com uma campanha espetacular, o time das Laranjeiras se sagrou campeão com três rodadas de antecedência. O grande concorrente foi o Atlético-MG, que iniciou o Brasileirão disposto a conquistar o título. Tanto que terminou o primeiro turno com impressionantes 45 pontos. Só que o Galo não esperava que um rival tivesse um aproveitamento parecido. O Tricolor chegou aos 42 pontos. 

No returno, a competição virou uma "guerra", principalmente quando o Flu passou os mineiros na tabela. A equipe de Minas perdeu o embalo no começo do segundo turno e, na terceira rodada, o Fluminense assumiu a liderança após vitória sobre o Santos por 3 a 1. E o Tricolor não largou mais. 

Na 35° rodada, o clube das Laranjeiras levantou o troféu de tetracampeão brasileiro no jogo contra o Palmeiras. Vitória por 3 a 2, com dois gols do artilheiro do campeonato, Fred, que foi eleito o craque da competição. O Flu alcançou 76 pontos na tabela com 22 vitórias. Faltavam três rodadas para bater o recorde do São Paulo, de 2006, que tinha feito 78. Só que o Fluminense fez apenas mais um ponto, encerrando com 77 pontos. Mas, nada que estragasse a festa do time tantas vezes campeão.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS