RETROSPECTIVA 2012: MUNDO TEVE ANO DE GUERRA E ASSASSINATOS EM MASSA



Dois mil e doze não foi um ano de boas notícias no cenário internacional. A crise financeira gerou desempregos e dívidas na Europa, atingida por uma onda de frio que dizimou centenas de cidadãos. Atos violentos desmedidos e inesperados fizeram dezenas de famílias chorarem a morte de inocentes nos Estados Unidos. A intolerância religiosa também mostrou estar longe de ser superada e foi motivo de fúria no Oriente Médio. Relembre o que foi manchete ao longo do ano na linha do tempo preparada peloSRZD:

JANEIRO
4 de janeiro - Médico de Michael Jackson perde registro profissional
Condenado pelo homicídio culposo (sem intenção de matar) do astro do pop, Conrad Murray foi obrigado a devolver seu registro de médico. Murray receitou um anestésico a Jackson que, combinado com outros medicamentos que o cantor utilizava, causou sua morte. Clique na foto abaixo e relembre a notícia.
7 de janeiro - Exames descartam câncer em Cristina Kirchner
Três dias após passar por uma cirurgia para retirada de um tumor na tireoide, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu alta com uma notícia boa. Os exames não diagnosticaram a presença de células cancerígenas.

8 de janeiro - Irã inicia enriquecimento de urânio em local protegido
O Irã iniciou, no início do ano, um programa de enriquecimento de urânio em um novo prédio, protegido de eventuais ataques aéreos. O país se preparava há meses para realizar o enriquecimento de urânio de Fordo, que é um lugar protegido dentro de uma montanha perto de Qom. A notícia desestabilizou novas negociações visando a resolução da disputa nuclear. O mundo teme as ameaças de uma bomba atômica.

12 de janeiro - Vídeo de soldados americanos urinando sobre cadáveres do Talibã cai na rede
Publicadas no "Youtube" e em outras páginas da internet, as imagens mostravam homens fardados fazendo piadas sobre os corpos. "Tenha um bom dia, amigo", brincou um deles. Grupos muçulmanos de direitos civis ficaram estarrecidos com o desrespeito e condenaram a atitude dos militares.
Clique na foto ao lado para relembrar.
14 de janeiro - Acidente com navio cruzeiro deixa mortos e feridos na Itália
O cruzeiro Costa Concordia encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, na noite de uma sexta-feira. A colisão fez o casco do navio abrir, o que provocou a entrada de água e o tombamento do navio. Trinta e dois passageiros morreram. A embarcação transportava cerca de 4.200 pessoas, maioria de europeus, entre passageiros e tripulantes. Havia 53 brasileiros a bordo, 47 passageiros e 6 tripulantes. Escutas telefônicas apontaram que o capitão abandonou a embarcação e se recusou a voltar para ajudar no resgate. O Costa Concordia continua virado no local do acidente e o processo segue em andamento.
FEVEREIRO
4 de fevereiro - Dia é marcado por um dos maiores derramamentos de sangue na Síria
O ano inteiro de 2012 foi marcado pela repressão do governo de Assad contra os rebeldes opositores. Nesse dia, as tropas sírias bombardearam mais uma vez a cidade de Homs, causando a morte de 260 pessoas inocentes. O Conselho Nacional Sírio, principal organização opositora no país, qualificou o ataque como "um dos mais brutais crimes" cometidos pelo regime de Bashar al-Assad desde o início das revoltas, em março de 2011. Em 27 de janeiro, a ONU já contabilizava 5 mil mortos nos confrontos. Em dezembro, o número de mortos chegou a 45 mil em 21 meses de guerra civil, sem sinais de acordo para a crise.
5 de fevereiro - Frio causa mortes na Europa
A intensidade do inverno europeu em 2012 provocou a morte de centenas de cidadãos no início do ano. No dia 13 de fevereiro, a quantidade de óbitos dobrou em relação à semana anterior, chegando a 600. O termômetro marcou, em território alemão, 20 graus Celsius negativos, enquanto a Finlândia chegou a registrar -40 °C.

17 de fevereiro - Após denúncias de corrupção, presidente da Alemanha renuncia
Em dezembro de 2011, a imprensa alemã acusou o conservador de tentar esconder um benefício ilegal que teria conseguido quando era chefe do governo regional da Baixa Saxônia. Jornalistas denunciaram ainda a concessão de um milhão de euros feitas por Wulff a uma das companhias do produtor cinematográfico David Groenewold. Clique na imagem para saber mais.

21 de fevereiro - Ex-chefe do FMI é detido para investigação sobre prostituição
Dominique Strauss-Kahn foi detido em Lille, no norte da França, para possibilitar uma investigação sobre caso de prostituição. Ele é acusado de tentar estuprar uma camareira de um hotel. A mulher está processando Strauss-Kahn em uma ação civil depois que as acusações criminais foram retiradas por promotores.

25 de fevereiro - Silvio Berlusconi é absolvido de acusações do caso Mills
Após cinco anos de julgamento, a Justiça de Milão considerou que as acusações contra o ex-primeiro-ministro da Itália estavam prescritas. O caso Mills ganhou esse nome por causa do advogado britânico David Mills. Tratou do suposto pagamento feito por Berlusconi ao advogado em troca de testemunhos em processos que o ex-premier enfrentou na década de 90.

MARÇO
5 de março - Chávez anuncia ressurgimento de câncer
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na imprensa que o tumor retirado da região pélvica uma semana antes em Havana, Cuba, era maligno. O líder de 58 anos passou o ano de 2012 inteiro lutando contra a doença em indas e vindas de tratamentos de radioterapia.
Em dezembro, o líder venezuelano passou pela quarta cirurgia em apenas um ano e meio. Hospitalizado em Cuba, o mandatário estaria em "ligeira melhora", após sofrer uma infecção respiratória. Antes de ir para Cuba, Chávez deixou o comando da Venezuela nas mãos do vice-presidente, Nicolás Maduro, caso ele não esteja apto para voltar a governar.
5 de março - Putin vence eleições com 63% dos votos na Rússia
Primeiro-ministro foi eleito presidente com 45 milhões de votos para comandar o país nos próximos seis anos.
Em segundo lugar ficou Guennadi Ziugánov, líder do partido comunista, com mais de 17%. Em seguida ficaram Mijaíl Prójorov, com 7,18%, e o ultranacionalista Vladímir Yirinovski, com 6,29%.

ABRIL
1º de abril - Cardápio do último almoço no Titanic é leiloado por US$ 120 mil
O cardápio estava na mesa do passageiro Washington Dodge, um banqueiro de San Francisco. Ele viajava para os Estados Unidos com o filho, Washington Junior, e a esposa, Ruth, que guardou o menu em sua bolsa. Os três sobreviveram ao naufrágio e a relíquia estava na família até agora.

16 de abril - Jim Yong Kim é nomeado presidente do Banco Mundial
Especialista em saúde, o coreano-americano Jim Yong Kim era apoiado por aliados de Washington na Europa ocidental, Japão, Canadá e de algumas economias de mercado emergentes, como Rússia, México e Coreia do Sul. Pouco antes, o Brasil havia anunciado que apoiaria a outra candidata, a ministra das Finanças da Nigéria, Okonjo-Iweala.

MAIO
9 de maio - Barack Obama declara apoio ao casamento homossexual
Pressionado para emitir um posicionamento sobre a união matrimonial entre pessoas do mesmo sexo, Obama disse que o assunto não é desconfortável para os EUA e que suas filhas e esposa pensam como ele. Na semana seguinte às declarações, a revista "Newsweek" gerou polêmica ao afirmar que Obama era o primeiro presidente gay dos EUA. O Semanário ainda colocou uma foto do presidente americano com uma auréola representando o arco-íris, símbolo do movimento LGBT.
15 de maio - François Hollande toma posse na França e fala em 'superar desafios'
Em seu discurso de posse, Hollande demonstrou que o mandato será voltado para o enfrentamento da crise econômica pelo qual a Europa atravessa:
"Dirijo aos franceses uma mensagem de confiança. Somos um grande país que sempre soube superar os desafios", disse o presidente francês [...] Vou propor a meus parceiros europeus um pacto que ligue a necessária redução do déficit ao indispensável estímulo da economia".

Um dos escritores mais importantes da América Latina, Carlos Fuentes na Cidade do México, aos 83 anos, morreu vítima de complicações cardíacas.
30 de maio - Farc libertam jornalista francês sequestrado em guerra
Em 28 de abril, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fizeram o repórter francês Romeó Langlois refém durante uma troca de tiros com tropas que realizavam uma incursão em Caquetá, local de resistência dos rebeldes no sul. Langlois ficou sequestrado por mais de um mês sob o poder dos rebeldes. Ele foi solto no dia 30 de maio em uma aldeia no sul da Colômbia após intensas negociações do governo e disse que foi bem tratado pelos guerrilheiros.
"Uma pessoa sabe a que se expõe quando faz este tipo de atividades. Na verdade eu não pensava que isso se tornaria tão terrível", disse o jornalista em um vídeo publicado na internet quando ele ainda estava no cativeiro.
JUNHO
2 de junho - Egito: Hosni Mubarak é condenado à prisão perpétua
O ex-presidente foi julgado por um massacre de manifestantes ocorrido em janeiro de 2011, responsável pela morte de mais de 850 pessoas. Habib al-Adli, ex-ministro do Interior, também foi condenado pelo mesmo crime. Clique na foto de Mubarak para saber mais detalhes da condenação.
Grécia vive um dos períodos mais críticos de sua história. Foi anunciada taxa de desemprego recorde de 22,6% no primeiro trimestre de 2012. Sem diálogo entre partidos, novas eleições serão programadas.
A escolha da astronauta Liu Yang foi anunciada após um longo processo de seleção, que deu preferência a mulheres casadas, com filhos, além de outros critérios. A escolhida tem dentes perfeitos, pele lisa, bom hálito e odor corporal agradável, já que o contrário poderia representar problema durante a permanência no espaço.
22 de junho - Paraguai: Fernando Lugo é deposto e Frederico Franco assume
Deputados deram entrada no pedido de impeachment com base na morte de 11 trabalhadores sem-terra e de seis policiais em um confronto armado. O Senado decidiu pelo afastamento de Lugo por 39 votos a favor e quatro contrários. De acordo com a Constituição paraguaia, com a destituição, Fernando Lugo não poderá mais se candidatar ao posto mais alto do executivo do país. No entanto, ele se torna automaticamente senador vitalício.
Após a renúncia do ditador Hosni Mubarak, o Egito realizou a primeira eleição livre de sua história. Ahmad Shafiq Mohamed Mursi foi eleito com 51,7% dos votos contra o último primeiro-ministro de Mubarak.
JULHO
2 de julho - Enrique Peña Nieto é eleito novo presidente do México
A vitória marca o retorno do PRI (semelhante ao PMDB do país latino) ao poder no México. Peña Nieto tem 46 anos, é advogado de formação, já foi deputado e governador, e agora tem o desafio de governar uma região convulsionada pela violência causada pelo tráfico de drogas e também pela crise econômica.
19 de julho - Atirador mata 12 em cinema dos EUA durante estreia do 'Batman'
James Holmes, de 24 anos, abriu fogo contra a plateia que assistia à estreia do último filme da trilogia de "Batman". O ataque deixou 12 mortos e mais de 50 feridos. O assassino, que estudava Medicina na Universidade do Colorado, permanece preso desde o dia dos ataques. Depois do crime, o FBI desarmou um sofisticado sistema de bombas no apartamento de Holmes que poderiam ter destruído todo o prédio.
Foto: Reprodução
31 de julho - Costa Rica: após vídeo íntimo na internet, vice-ministra é demitida
A vice-ministra Karina Bolaños alegou que era vítima de uma extorsão havia um ano. Segundo ela, o vídeo foi gravado em 2007. Clique na foto da costarriquenha e assista ao vídeo:
AGOSTO
25 de agosto - Primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong morre aos 82 anos
"Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade."
O astronauta mais famoso do mundo passou por uma cirurgia de emergência no coração dias antes de morrer nos Estados Unidos.
SETEMBRO
Filme 'anti-islã' causa revolta em muçulmanos de todo o mundo
A circulação do filme "A inocência dos muçulmanos", que satiriza o profeta Maomé, causou a fúria de islâmicos no Oriente Médio e no norte da África. No dia 27 de setembro, a Justiça ordenou a prisão de Nakula Besseley Nakula, produtor do curta. Postado no YouTube em julho, o filme ganhou projeção ao ser promovido pelo pastor americano Terry Jones, conhecido por queimar páginas do Corão.
OUTUBRO
1º de outubro - Morre o historiador Eric Hobsbawm aos 95 anos
Um dos mais importantes historiadores de sua geração, Eric Hobsbawm morreu, aos 95 anos. Alguns de seus livros publicados são "A Era dos Extremos", "A Era das Revoluções", "A Era do Capital" e "A Era dos Impérios".

7 de outubro - Hugo Chávez é reeleito na Venezuela
Desde 1999 no poder, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi reeleito para mais um mandato. Chavéz conseguiu ter 54% dos votos nas eleições que aconteceram no dia 7 de outubro.
Apesar da crise que atinge a Europa, o Prêmio Nobel da Paz de 2012, anunciado no dia 12 de outubro, foi para a União Europeia. Segundo o comitê do prêmio, o bloco exerceu importante papel para manter união, paz, reconciliação e democracia do continente europeu.
O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal na aquisição de direitos televisivos para a Mediaset, seu império audiovisual. A pena foi reduzida para um ano devido a uma anistia aprovada em 2006 para diminuir o número de presos nas cadeias. O réu responde ainda a outros dois processos - um envolvendo prostituição de menores.
Furacão Sandy destrói Costa Leste dos Estados Unidos
O furacão Sandy atingiu países como Cuba, Jamaica, Bahamas, Haiti, República Dominicana e os estados da Costa Leste norte-americana, entre eles Nova York e Nova Jersey. Em Nova York, mais de 650 mil pessoas ficaram sem luz e os ventos chegaram a 180 Km/h. A tempestade atingiu a Costa Leste dos EUA no dia 29 de outubro.
NOVEMBRO
7 de novembro - Barack Obama é reeleito presidente dos EUA
O primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos superou o concorrente Mitt Romney e conquistou 90 votos a mais que o republicano (200 contra 290). As pesquisas de intenção de voto, divulgadas poucos dias antes da eleição, mostravam um empate técnico entre Barack Obama e Mitt Romney. Clique na foto de Obama e entenda as expectativas para o próximo mandato:
DEZEMBRO
7 de dezembro - Enfermeira se mata depois de passar informações sobre estado de saúde de Kate Middleton
Após o anúncio da gravidez de Kate Middleton no início de dezembro, dois apresentadores de uma rádio australiana entraram em contato com o hospital onde a duquesa estava internada e se passaram pela Rainha Elizabeth II e pelo príncipe Charles. A enfermeira Jacintha Saldanha, de 46 anos, acreditou nas identidades da dupla e informou que Kate passava bem. Dois dias depois, Jacintha foi encontrada morta em casa. Os locutores da emissora "2Day FM" foram demitidos e se disseram arrependidos pela atitude. O caso chocou a Coroa inglesa e repercutiu em todo o mundo.
14 de dezembro - Tiroteio mata 26 pessoas em escola nos EUA
O jovem Adam Lanza, de 20 anos, entrou armado na escola Sandy Hook, em Connecticut, nos Estados Unidos, e matou 26 pessoas. A maioria das vítimas era crianças de até seis anos de idade. Seis adultos também não resistiram aos tiros. O ataque violento e inesperado ocorreu em uma sexta-feira e chocou todo o mundo. O atirador matou a própria mãe antes de seguir para o colégio e se suicidou depois.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS