MINISTRAS ANUNCIA BENEFÍCIOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Maria do Rosário destacou construção de uma academia adaptada
Ministra diz que Sergipe está acima da média nacional (Fotos: Portal Infonet)
“A pessoa com deficiência é uma pessoa como todas as outras, agora, ela demanda respeito e atenção específicas que a presidenta Dilma e o Governo de Sergipe querem dar”. A afirmação foi feita pela ministra de Estado, Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, durante assinatura para a liberação de recursos do Governo Federal para Sergipe [montante ainda será definido]
Em solenidade no auditório do Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta sexta-feira, 30, Maria do Rosário informou que as pessoas com deficiência no Brasil no último Censo, o de 2010, chegam a uma presença de 45 milhões de brasileiros, equivalente a cerca de 24% da população.
Ela recebe abraço do Milton Coelho, que ficou cego em prisão na ditadura
“Sergipe está acima da média nacional se nós compararmos com os demais Estados, mas essas políticas públicas e integradas visam a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência. Durante muito tempo elas ficaram somente sob a atenção das suas famílias e hoje nós temos normas legais que asseguram a presença no mercado de trabalho e para isso nós temos que ter educação”, ressalta.
Recursos
A ministra destacou que a presidente Dilma Roussef determinou recursos na ordem de R$ 7,5 bilhões até 2014 para que as políticas públicas sejam adaptadas. “Serão espaços físicos adaptados, com oficinas de órteses e próteses, inclusive aqui em Sergipe nós estamos instalando melhores condições de oficina de órtese e prótese e uma série de outras ações, desde a triagem neo-natal”, diz.
Jackson Barreto comemora
Maria do Rosário enfatizou que atualmente nas maternidades, com uma determinação da presidente e do Ministério da Saúde, existe uma testagem mais ampla do teste do pezinho.
“Temos a capacidade de identificar em todo o Brasil quando nasce uma criança que poderá desencadear na sua vida algum tempo de deficiência, para atendermos precocemente, revertermos essa possibilidade ou atendermos a necessidade da família”, afirma.
Entre as novidades para Sergipe, a ministra citou uma série de ações que serão desenvolvidas. “Serão ações que nós desenvolveremos junto com a Secretaria de Direitos Humanos de Sergipe e todos da área social. A partir de segunda-feira, nós estamos participando da 3ª Conferência de Pessoas com Deficiência e a melhor forma de entrarmos no ritmo da conferência é entrarmos em Sergipe com anúncios, mas também com essa forma de participação que Sergipe desenvolve no seu Governo Estadual”, entende.
Investimentos
Apesar de os valores para o Estado de Sergipe ainda não terem sido definidos, o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB) comemorou.
“É um compromisso social com os deficientes. O Estado de Sergipe receberá uma academia com móveis adaptados para deficientes. Além das características de dar condições melhores aos deficientes ainda tem a particularidade de fazer uma escola de instrução para cães para aqueles que tem deficiência visual. O nosso Estado ganha uma academia, o Governo demarca o campo de seu compromisso social. Acho um programa de cunho social perfeito, a cara do Governo Dilma. Um fato novo, de uma importância fundamental, tornando as pessoas mais felizes e com mais vontade de viver”, diz.
Por Aldaci de Souza



Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS