HARMONIA: QUESITO EM ESCOLA DE SAMBA ONDE POUCOS TRABALHAM E MUITO SE DIVERTEM


Foto - SPTuris
Muito bem, imagine depois de tanto trabalho e tantos desencontros a difícil tarefa que é deixar uma escola de samba preparada para o desfile. Escolhe-se o enredo, fazem-se os protótipos das fantasias para produção. Enfrenta-se uma dura escolha do samba que será cantado na avenida, ensaios de canto, dança e bateria, sem contar o que está no barracão, peças imensas que completam o cenário do desfile, os gigantescos carros alegóricos acoplados e com movimentos nem sempre práticos, enfim, uma doidice. Tudo isso, envolve dezenas de pessoas que no final serão dirigidos por personagens de suma importância neste processo: os diretores de harmonia.
Os diretores de harmonia são peças fundamentais no desfile. Eles fazem com que tudo funcione de acordo com uma planilha preparada pelo diretor de Carnaval, juntamente com o carnavalesco e a direção da escola. Depois de definidas as diretrizes, é importante que os diretores estejam bem preparados para que tudo funcione perfeitamente. Em muitos casos, algumas escolas colocam diretores mal preparados para exercer essa função de vital importância, pessoas alheias ao planejamento, embora eleitas pela direção, que nada fazem a não ser passear pela avenida dando ordens completamente fora de sintonia com os verdadeiros responsáveis pelo desfile. Nesses casos, o trabalho de um ano inteiro pode ser jogado fora, quer por negligência ou pura falta de conhecimento.
Os que estão envolvidos no trabalho procuram seguir a risca o combinado, mas sempre se deparam com o pseudo-entendido, aquele que só aparece dias antes do desfile principal, cheio de razão, querendo mudar todo o planejamento de um largo ano de trabalho.
A função do diretor de harmonia, que nem sempre é reconhecida, começa dentro da quadra de ensaios e chega até o desfile final. Ele faz com que todos os componentes cantem em sintonia com o puxador de samba acompanhado pela bateria. Encarrega-se da correta ocupação do espaço correspondente a cada componente, dentro de cada ala e da fluidez contagiante do "cantar o samba", que ajuda ao bom andamento da escola e por conseqüência auxilia a harmonia durante a passagem da escola na passarela.
A responsabilidade dos diretores de harmonia dentro da escola é muito maior do que parece, eles tem que observar, além do mencionado, todos os detalhes das fantasias que os componentes trazem, porque, na maioria das vezes os diretores de alas ocultam problemas, trocam os materiais apresentados nos pilotos, tiram adereços, deixam falhas de acabamento, às vezes sem calçados adequados ou diferentes, deturpando a representação inicial. Os diretores têm ainda que observar a harmonia musical da escola, o carro de som, a sincronia do canto e bateria, o posicionamento dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, se a comissão de frente está completa, se os destaques dos carros alegóricos estão posicionados nos seus devidos locais, se os efeitos propostos funcionarão perfeitamente, se o tempo de desfile está cronometrado com o tamanho da escola.
Nem sempre, o que se ensaia dentro de uma quadra, funciona corretamente na pista de desfile. Dependendo do clima que os diretores de harmonia transmitem aos componentes, podem transformar um projeto genial em uma apresentação catastrófica. Os ensaios de coreografias determinados aos componentes que não correspondem ao andamento do desfile, a falta de sincronização do canto com a bateria, fazem com que a escola tenha um desfile desencontrado, à conseqüência perda de pontos importantes. Enfim, qualquer descuido, significa muitos pontos perdidos que podem ser a consolidação do campeonato ou um terrível rebaixamento para o grupo de acesso.
Outra tarefa importante que faz parte da responsabilidade da harmonia é a retirada das gigantescas alegorias da concentração já com todos os cenários montados e posicioná-las na cabeceira da pista já com a escola em andamento no seu esquenta. Cuidar delas durante o desfile e estar preparado para qualquer eventualidade que possa ocorrer.
Depois de tudo ao término do desfile, terão ainda que reposicionar as alegorias fora da pista, retirar seus componentes, abaixar as talhas e empurrar os carros até o local de dispersão onde ficarão aguardando o resultado da apuração para saber se a escola desfila de novo, ou se volta ao barracão onde foram construídos.
SDRZ

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