GOVERNO ARTICULA PARA IMPEDIR QUE CONGRESSO DERRUBE VETO SOBRE ROYALTIES, PLANALTO TERÁ DE CONTAR COM AJUDA DE SARNEY E DOS ALIADOS PARA QUE A MATÉRIA NÃO SEJA VOTADA; JÁ OS GOVERNADORES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS DESEMBARCAM NA TERÇA EM BRASÍLIA, SAIBA MAIS


O Palácio do Planalto iniciará a semana em articulação para tentar evitar que o Congresso derrube o veto parcial da presidenta Dilma Rousseff sobre a lei que modifica a distribuição dos royalties decorrentes da exploração de petróleo. Esse será o principal assunto da reunião semanal de líderes da base nesta segunda-feira, com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.


Além de articular com as bancadas da base, o Planalto também precisará manter o apoio do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), para não colocar a matéria em votação.
Sarney, por sua vez, vem sofrendo pressão forte de prefeitos, governadores, além de parlamentares de Estados não produtores para pautar a matéria. Governadores de 24 Estados que se sentiram prejudicados pela medida tomada pela presidenta já organizam desembarque em Brasília na próxima terça-feira para conversar com Sarney.

Eles alegam que o presidente do Congresso teria se comprometido anteriormente em pautar a votação do veto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva à chamada Emenda Ibsen, que distribui de forma igualitária para Estados e municípios os royalties de petróleo. Sarney, no entanto, acabou adiando essa votação.
A decisão de vetar parcialmente a proposta foi divulgada na última sexta-feira. A presidenta vetou o artigo da nova lei dos royalties do petróleo que alterava a divisão das receitas provenientes dos campos atualmente em exploração.
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que vai tentar conversar amanhã com Sarney. “O presidente Sarney tem sido bastante cauteloso em pautar a votação de vetos presidenciais. O item um da pauta de vetos é um veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que trata inclusive da partilha de royalties”, exemplificou Braga, citando a Emenda Ibsen.
O líder defendeu que ainda é preciso que os parlamentares tomem conhecimento do que será colocado pelo Planalto na medida provisória a ser editada pela presidenta Dilma nos próximos dias sobre o assunto, antes de formarem opinião.
Além de manter os contratos vigentes, Dilma anunciou que encaminhará uma medida provisória ao Congresso para resgatar o repasse de 100% dos royalties futuros para a educação, proposta do governo derrotada na Câmara.
Em declarações anteriores à decisão de Dilma, Sarney chegou a elogiar a proposta aprovada pelo Senado e pela Câmara, alegando que ela teria o poder de “apaziguar a disputa entre Estados e municípios”.
Tempo curto
Para o ex-líder do governo, senador Romero Jucá, o tempo para apreciação do veto ainda na gestão de Sarney é muito curto. Essa tarefa poderá ficar para o próximo presidente do Congresso que assumirá o mandato em fevereiro do próximo ano.
“Não há como se ter uma previsão, mas nós estamos em uma reta final e ainda é preciso votar o Orçamento 2013”, disse o senador, que é relator-geral do Orçamento e muito próximo a Sarney.
Ele defende uma discussão mais ampla sobre o veto. “É claro que a atribuição é do presidente Sarney, mas essa discussão deverá ser feita por entendimento de várias lideranças”, disse Jucá que considera que a matéria provocou “radicalismos” entre os dois lados: estados produtores e não produtores.
“É um processo radicalizado dos dois lados, por isso essa discussão não pode ser feita de forma açodada”, considerou Jucá.
      IG

    Comentários

    VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS