DUAS LOJAS NA SAARA, RUA DA ALFÂNDEGA FICARAM DESTRUÍDAS COM INCÊNDIO,LOJAS DEIXARAM DE LUCRAR 150 MIL NESTE SÁBADO, VEJA AS FOTOS


Muita fumaça sai do prédio que pegou fogo na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Muita fumaça sai do prédio que pegou fogo na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Bombeiros de três quartéis debelaram o fogo que destruiu duas lojas e atingiu parcialmente outras três na Saara, no Centro do Rio, na manhã deste sábado (15). As labaredas já foram controladas, e há pouca fumaça no local. Segundo o presidente da Saara, Enio Bittencourt, a loja de moda infantil onde o foco começou ficou destruída, assim como uma loja ao lado, de bijuterias. Não há informações de feridos, dizem os bombeiros.
Segundo Enio, o incêndio causou grande prejuízo aos lojistas. Para a atuação dos bombeiros, o quarteirão formado pelas ruas Senhor dos Passos, Tomé de Souza, Alfândega e Campo de Santana foi interditado. Com isso, entre 30 e 40 lojas não puderam funcionar, além das atingidas pelo incêndio. Segundo Enio, na época de Natal cada loja fatura em torno de R$ 150 mil por dia. É o que as lojas no quarteirão interditado estão deixando de ganhar este sábado.
Os carros dos bombeiros na rua onde o fogo começou (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Os carros dos bombeiros na rua onde o fogo começou (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
 Ainda de acordo com Enio, houve demora na chegada dos bombeiros.
"Os lojistas viram fumaça  por volta 9h30 e começaram a ligar para os bombeiros, que chegaram depois das 10h. Também houve problema na conexão das mangueiras", disse. No local, os bombeiros não deram informações sobre a suposta demora no atendimento. 
Já o locutor de uma loja, Carlos Augusto de Melo, disse que os bombeiros chegaram rapidamente, mas como as lojas já estavam abertas, havia muita gente circulando nas ruas e os carros dos bombeiros tiveram dificuldades para chegar ao local.  Ele disse ainda que quando o fogo começou houve pânico e correria entre os fregueses das lojas.
Todo o contingente do Quartel Central participa da ação, com apoio dos quartéis do Caju, na Zona Portuária, e de Vila Isabel, na Zona Norte. Não há informação de feridos.
Segundo os bombeiros o fogo começou na Rua da Alfândega 343. O presidente da Saara confirmou que o fogo começou na loja Bibinha, de moda infantil, no segundo andar, onde fica o estoque de produtos.
Com a interdição, o tráfego é lento na Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, altura da Central do Brasil, segundo o Centro de Operações da Prefeitura. Há retenção, também, na Avenida Passos, a partir da Presidente Vargas. Agentes da CET-Rio orientam os motoristas.
Fogo atinge lojas na Saara (Foto: Reprodução/TV Globo)Fogo atinge lojas na Saara (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Saara é a região que engloba as ruas dos Andradas, Buenos Aires, Alfândega e a Praça da República, no Centro do Rio, um polo de lojas de roupas, brinquedos, acessórios para carnaval e artigos de festas a preços acessíveis. A região também abriga tradicionais restaurantes árabes. Saara significa Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, uma associação formada em 1962 pelos comerciantes da área. Com o tempo, a própria região passou a ser chamada de Saara. São 1.200  lojas em 11 ruas que têm no Natal seu período de maior circulação de consumidores, chegando a um milhão de pessoas por dia, segundo o presidente da associação, Enio Bittencourt.
DO G1 RJ

Comentários

I.ELIANE BARBOSA disse…
o IPHAN TOMBA OS PREDIOS E OS PROPRIETARIOS DEIXAM AOS DEUS DARA PORQUE FAZER O QUE O IPHAN QUER É MAIS CARO DO QUE REERGUER OUTRO NOVO

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS