DILMA ROUSSEFF DISPARA PESADAS CRÍTICAS ÀS FALHAS NO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO


dilma-jornalistas

A presidenta Dilma Rousseff classificou de “ridículo” quem afirma que o país corre o risco de racionamento de energia. Segundo ela, as empresas de energia não investiram adequadamente na manutenção do sistema elétrico durante anos, mas, a partir de agora, o quesito será melhor fiscalizado. Dilma aponta a existência de recursos suficientes para a manutenção, sem prejudicar o desenvolvimento do sistema.
– Eu acho ridículo dizer que o país corre risco de racionamento – disse.
A presidenta também criticou as recentes interrupções de energia, como aquela que ocorreu no Aeroporto Internacional Tom Jobim e bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, que deixaram milhões de pessoas sem luz. Para a presidenta, é risível a tentativa de culpar fenômenos naturais, como os raios. Segundo afirmou, se houve interrupção, a culpa está na falha humana.
– No dia que falarem que (houve interrupção de energia porque) caiu um raio, vocês gargalhem. Raio cai todo dia. Um raio não pode desligar o sistema. Se cai, é falha humana. Não é sério dizer que o sistema caiu por causa de um raio – criticou, mostrando fotos de satélites que mapeam a constante incidência de raios no país, nestes últimos dias.
Para a presidenta Dilma, o sistema elétrico deve ser “implacável” contra interrupções de energia e o país não pode conviver com essa situação, porque muitas pessoas perdem equipamentos elétricos, entre outros prejuízos. Segundo afirmou, o sistema elétrico está sujeito a “estresse”, mas precisa estar preparado.
– Tem que ser resistente ao raio, isolar e recuperar. Tem que ter bloqueio, estar blindado – reclama.
Para a presidenta, a interrupção do fornecimento de energia no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, na noite passada, que provocou atrasos em 19 voos, foi uma falha humana.
– No Galeão, foram duas coisas: falha humana, porque deveriam ter trocado o ar condicionado que estava velho, e sobrecarga, por causa da temperatura alta – avaliou a ex-ministra das Minas e Energia, durante o governo de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.
Dilma disse que é preciso se antecipar e adequar os equipamentos para possíveis riscos.
– Planejar é isso – sentencia.
Educação
Ainda durante o café da manhã, a presidenta voltou a um de seus assuntos preferidos. Ela reafirmou que a educação é uma “prioridade absoluta” de seu governo. O assunto dá sentido a outras medidas tomadas pelo governo, inclusive as econômicas.
– O Brasil não terá crescimento sustentável se não investir em educação, e muito. Da creche à pós-graduação. Se não colocarmos dinheiro em educação, não tem saída – disse
Segundo afirmou, a educação é o único fator que pode unir “os dois mundos” que existem no Brasil: o da extrema pobreza e o a da ciência, tecnologia e inovação.
– É a educação que une esses dois mundos. Para os adultos, o emprego tira da pobreza, mas criança só sai da pobreza com educação”, comparou. “Não tem ciência e tecnologia num país que não tem massa crítica 
– pontuou.
A presidenta apoia programas de alfabetização na idade certa e escolas em tempo integral.
– Mas não só com esporte e artes. Escola integral com mais português, com mais matemática, com língua estrangeira – concluiu.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS