COM A PALAVRA O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE CABO FRIO O SENHOR OLNEY MOTTA: ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA DE CABO FRIO É UMA ESBÓRNIA!




Segundo Olney Motta Vianna, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Cabo Frio, a Prefeitura de Cabo Frio tem 21.500 servidores: 9.000 concursados; 10.000 contratados; e 2.500 comissionados. 

Para ele, o problema maior está no elevado número de contratados: "Esse monte de contratado sem concurso público é uma esbórnia". São eles que mais oneram a folha de pagamento. A Prefeitura tem mais funcionários contratados que concursados. Situação que se repete desde 1990. Olney acrescenta que "a administração funcionaria bem com a metade desse número". 

A aplicação do Plano de Cargos e Salários (PCS)- que mobilizou recentemente a categoria- é "uma aspiração de mais de 30 anos do servidor municipal". Nos últimos anos, o funcionalismo teria visto seus vencimentos encolherem "de três para pouco mais de um salário mínimo". O PCS "vai devolver dignidade ao funcionalismo". Vai tirá-lo de um "estado de miséria total para um estado de dignidade". Essa situação de penúria pela qual passa atualmente o servidor público municipal de Cabo Frio não é uma coisa nova. Ele foi colocado nessa situação "pelos últimos governos que passaram pelo município nos últimos 16 anos".  

Se fosse aplicada a Lei dos Pisos de Ivo Saldanha o servidor "ganharia muito mais", pois ela estabelecia um piso de três salários mínimos iniciais, o que daria R$ 1.900,00. Como a Lei nunca foi cumprida, "nós fizemos, dentro do PCS,  Uma nova Lei dos Pisos, onde todas as categorias estão sendo beneficiadas". 

Fonte: Jornal Interpress, nº 179, dezembro de 2012

Comentários

Unknown disse…
Sinceramente, o que é mais oneroso são os "funcionários" que ganham e não trabalham ... Isso sim deveria ser investigado de verdade. O contratado presta um serviço, ganha , mas trabalha. Obviamente, é preciso ter um número considerável de concursados, a cidade fez concurso, no entanto, o ritmo das chamadas ainda é lento e não atende as expectativas reais. Infelizmente, a lógica perversa de contratação em Cabo Frio é importante para aqueles que estão no poder... Logo, além da diminuição do número de contratos e fantasmas, deveríamos pensar em métodos de contratação mais democráticos e sem a politicagem que está no sangue dos governantes da cidade.

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS