VAMOS REFLETIR! COM A PALAVRA OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público): Cartilha de Combate a Corrupção

                                 
Uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) chamada AMARRIBO Brasil criou a alguns anos uma cartilha de combate a corrupção, que vem sendo renovada ao longo dos anos com novas versões e ideias. Muitos Brasileiros não sabem como começar a fiscalizar o poder público, pensando nisso que a OSCIP criou esses “manuais” para ajudar a população brasileira a se conscientizar sobre essas questões.
Essas cartilhas podem ser solicitadas para ONGs e grupos que necessitem de seu conteúdo, porém o conteúdo da cartilha pode ser visto em PDF neste link.
No site da AMARRIBO Brasil você pode encontrar muitas outras formas de fiscalizar, monitorar, entender sobre transparência, dentre muitos outros temas de combate a corrupção.
A AMARRIBO Brasil nasceu em 1999 de uma reunião de amigos nascidos, residentes ou simpatizantes de Ribeirão Bonito, interessados em oferecer voluntariamente seu tempo, talento, competências e habilidades para contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Ao tentar empreender projetos de interesse social, a organização se deparou com grande descaso por parte da administração pública e com indícios fortes de desvio de recursos públicos. Diversas denúncias começaram a chegar a sede da Amarribo em 2000. Sua equipe decidiu então dedicar-se ao combate à corrupção na cidade, pois com o cenário presente a época, nenhum projeto social iria conseguir prosperar. Com as provas coletadas a organização efetuou denúncias junto à Câmara Municipal e a Promotoria de Justiça da cidade e ao Tribunal de Contas do Estado.
Para promover o afastamento dos corruptos a Amarribo mobilizou a sociedade, realizou audiências públicas, desenvolveu diversos meios de comunicação com a população, e conseguiu afastar diversos políticos da cidade, e processar outros que já haviam deixado o poder. Essa mobilização foi fundamental e garantiu a cassação de 2 prefeitos e 5 vereadores em Ribeirão Bonito.
O caso de Ribeirão Bonito teve repercussão nacional e diversos cidadãos do país procuraram a organização em busca de apoio e orientação para formarem ONGs com o mesmo objetivo em seus municípios. A partir de então a Amarribo iniciou um trabalho de disseminação de sua experiência, e lançou o livro “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil” com sua história e ferramentas para o controle social.
Em 2003 começaram a surgir as primeiras organizações inspiradas na Amarribo e se formava a Rede AMARRIBO Brasil – IFC. Hoje são mais de 200 organizações que integram esta Rede, coordenada pela Amarribo em parceria com o Instituto de Fiscalização e Controle – IFC. Palestras, oficinas e formações são realizadas por todo o país.
Em 2011 a organização passou a ser Amarribo Brasil, ampliando sua atuação para nível internacional e atualmente a Amarribo é a organização de contato da Transparência Internacional no Brasil.
Rede Jovem
Inspirados no exemplo da Amarribo Brasil, um grupo de jovens da cidade se organizou e formou a Amarribo Júnior, que existe desde 2003. Formada por adolescentes e jovens, o objetivo da Amarribo Júnior é envolver adolescentes e jovens como sujeitos de direitos e formá-los para acompanhar e incidir nas políticas públicas, visando promover maior integração entre as políticas e os reais interesses e necessidades da juventude da cidade.
Com esse objetivo a Amarribo Júnior realiza diversas ações em Ribeirão Bonito, desde ações sociais até formação e incidência política através da realização de monitoramentos de opinião pública e debates com o poder público, visando o desenvolvimento integrado e sustentável do município. Além disso, a Amarribo Júnior apoia a Amarribo em seu trabalho de Combate à Corrupção, através da mobilização, comunicação e formação de adultos e jovens pelo Brasil.
O surgimento da Amarribo Júnior é um dos fatos mais positivos da experiência da Amarribo Brasil no município de Ribeirão Bonito. A corrupção e a má administração só podem ser combatidas com a participação do cidadão. Só a vigilância permanente e sistemática podem evitar o desvio de recursos públicos e garantir a dignidade e qualidade de vida dos cidadãos. Para isso a participação de jovens, adolescentes e até mesmo de crianças, exercendo a cidadania, é fundamental para que a cultura da corrupção seja vencida.
Conheça a AMARRIBO Júnior clicando neste link.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS