RESULTADOS DOS GABARITOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO DIA DO ENEM 2012


gabarito enem 2012

O gabarito Enem 2012 com a correção das provas Azul, Rosa, Amarela, Cinza e Branca você confere logo abaixo com todas as questões do Enem deste ano. E na próxima quarta-feira o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgará o gabarito oficial do Enem 2012, que foi realizado neste sábado(3) e domingo(4).


A elaboração e realização das provas do enem 2012 foi concluída sendo caracterizada com uma avaliação positiva do resultado final. De acordo com a avaliação de professores de cursinho especializados do exame que deram declarações após a prova, o enem 2012 teria evoluído bastante com relação às anteriores edições, especialmente em matemática, onde as tradicionais ‘pegadinhas’ ficaram de fora este ano. Quanto às questões de linguagens, os professores avaliam que os textos permanecem muito longos, exigindo dos candidatos mais tempo para a resolução das questões do enem 2012.

Sob a avaliação da professora Thaís Oliveira, a prova de matemática do enem 2012 esteve mais simples, trazendo textos claros sem pegadinhas. Para o coordenador pedagógico de outro cursinho preparatório, Célio Tafinafo, outro ponto positivo deste ano foi a melhor distribuição dos conteúdos nas mais de 150 questões do exame. A prova de linguagens do enem 2012 foi considerada pela maioria como muito extensa, excessivamente longa, além de apresentar algumas questões descontextualizadas, demandando conhecimento muito específico dos candidatos a respeito de artistas como Aleijadinho e o grupo Mutantes.

Para o coordenador Célio Tafinafo, a prova de linguagens foi a que menos amadureceu de uma edição do exame para outra, porque continua sendo muito pesada para os candidatos, exigindo cerca de três horas para realização, mas os alunos precisam dividir seu tempo também com as 45 questões de matemática e a redação do enem 2012. Ainda de acordo com ele, apresentar na prova questões que o enunciado ocupem metade da página é extremamente desnecessário, ainda mais, depois que a aplicação das provas de ciências humanas e da natureza mostraram ser possível avaliar sem exageros. Apesar da extensão do enem 2012, os professores também avaliaram que as questões de português avançaram ao dar mais destaque às classes gramaticais e uma maior preocupação com vocabulário.

Língua estrangeira no Enem 2012

Os professores também avaliaram positivamente as cinco questões de língua estrangeira do enem 2012, que tinham a opção no momento da inscrição entre inglês ou espanhol. Para eles, a seleção de textos nas cinco questões de inglês foi bem melhor que as edições anteriores, mostrando maior criatividade, como em uma citação do guitarrista Jimi Hendrix. Outro ponto foi que a prova de inglês do enem 2012 não estava exigindo um nível muito elevado de vocabulário, mas necessitava que o candidato tivesse uma boa compreensão geral do conteúdo. A prova de espanhol também não apresentou muitas dificuldades, com o primeiro texto exigindo mais vocabulário, mas sem induzir o candidato ao erro.

Redação do Enem 2012

A redação do Enem 2012 deste ano mostrou-se uma positiva surpresa para os professores e avaliadores da edição. Isso porque a idéia do tema deste ano não tem nenhuma relação com o que foi exigido nos últimos anos. No ano de 2010, a redação exigia como tema o trabalho como forma de construção da dignidade, enquanto em 2011, o tema envolvia o boom das redes sociais, ou seja, propostas que tem relação com o cotidiano dos candidatos e estudantes.
Agora, o tema deste ano, envolvendo a questão da imigração, principalmente com relação a situação Haiti, foi algo completamente novo e de vanguarda. A novidade no assunto pode ter causada muita insegurança aos candidatos, que estavam se preparando e prevendo assuntos mais atuais. Com isso, os candidatos correram o risco de trazer para o assunto um olhar superficial, além da possibilidade de caírem em questões como preconceito. A nova proposta do Enem 2012 exigia um alto nível de sensibilidade.
Mas o ponto positivo é que este tema surpresa do Enem 2012 pode agora acabar com a mania que os cursinhos e estudantes possuem de tentar adivinhar o tema que será cobrado nas redações. Para os professores surpresas assim não exigem que o estudante domine o tema, mas que consiga estabelecer relações a partir da leitura do enunciado.

Prova do Enem 2012

O Enem 2012, Exame Nacional do Ensino Médio, foi desenvolvido no ano de 1998 pelo governo federal. A proposta inicial era avaliar o desempenho dos alunos ao chegarem ao final da educação básica, concluindo o terceiro ano do ensino médio. No ano de 2009, o exame passou a também ser usado pelas primeiras instituições de ensino superior como um mecanismo de seleção para ingresso.
O Enem 2012, a prova começa a aplicar um novo modelo, onde muito mais instituições estão usando a avaliação como método de ingresso, ou pelo menos, como nota parcial da seleção. No primeiro dia de provas, sábado (03), foram cobradas as questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (04), foram as questões dos assuntos restantes do Enem 2012, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a prova de Redação. O caderno de questões só poderia ser levado pelos candidatos que deixasse a sala em definitivo nos últimos 30 minutos de avaliação. Está previsto para o dia sete de novembro a divulgação do gabarito oficial da prova. Somente em 28 de dezembro é que sairá o resultado oficial do Enem 2012.

Gabarito do Enem

O gabarito do Enem 2012 será liberado pelo Inep no dia 7 de Novembro. O resultado estará disponível no site do Enem. Já o resultado individual com o gabarito e notas de cada aluno estarão disponíveis apenas a partir do dia 28 de Dezembro.
Confira abaixo o gabarito Enem 2012 extra-oficial com as provas Azul, Amarela, Branca, Cinza e Rosa do Primeiro e Segundo dia:
*Gabarito Enem 2012 com correção pelos professores do COC Sistema de Ensino

GABARITO ENEM 2012 PRIMEIRO DIA

PROVA AZUL
Gabarito Enem 2012 prova azul primeiro dia
PROVA AMARELA
Gabarito Enem 2012 primeiro dia prova amarela
PROVA BRANCA
Gabarito Enem 2012 primeiro dia prova branca
PROVA ROSA
Gabarito Enem 2012

GABARITO ENEM 2012 SEGUNDO DIA

PROVA AZUL
Gabarito Enem 2012
PROVA AMARELA
Gabarito Enem 2012 segundo dia prova amarela
PROVA CINZA
Gabarito Enem 2012 segundo dia prova cinza
PROVA ROSA
Gabarito Enem 2012 segundo dia prova rosa

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS