Pular para o conteúdo principal

PARADA GAY EM COPACABANA REÚNE 1 MILHÃO DE PESSOAS: SAIBA MAIS



 -  Aproximadamente um milhão de pessoas ocupam a orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na 17ª Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais).  A estimativa de público foi fornecida pela Polícia Militar e pelosorganizadores do evento. O lema deste ano é: "Coração não tem preconceitos. Tem amor".
De acordo com a organização não governamental Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT, responsável pela manifestação, que tem 15 trios elétricos, a parada é uma festa pelos direitos humanos, por respeito, amor e diversidade.
17ª Parada do Orgulho Gay realizada na orla de Copacabana | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
17ª Parada do Orgulho Gay realizada na orla de Copacabana | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
"A maior parte do ano a população LGBT vive dentro do armário, escondida, alijada de muitos direitos", disse o presidente da ONG, Julio Moreira. "Esse é o momento de falar, sim, existimos. Mesmo dançando, em festa, esse é um ato político", reforçou.
Para abrir a parada, na frente dos carros de som estava o movimento chamado Mães da Igualdade, com mulheres que perderam seus filhos para violência homofóbica. Em 2011, 266 pessoas morreram por essa razão no Brasil.
Desde as 9h, são oferecidos para o público na orla de Copacabana serviços como emissão de documento, inscrição em cursos da capacitação profissional e vaga de emprego, entre outros, na altura do Posto 5, na concentração.
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Informações em saúde também são prestadas, com foco na qualidade de vida e o combate à dengue. Há ainda a previsão de distribuir 400 mil preservativos masculinos para a população, pela organização e órgãos de governo.
Segundo o coordenador especial da Diversidade Sexual do município do Rio, Carlos Tufvesson, o evento quer levar cidadania à população e reafirmar os direitos civis. Também participam a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prestando orientação jurídica.
O DIA

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS