OBRA DA DELEGACIA LEGAL DE CABO FRIO ESTÃO 70% CONCLUÍDAS


 

Fonte: Blog da Repórter Renata Cristiane 

Reportagem Diário do Litoral

Delegado diz que novo sistema vai agilizar em 100% a solução de inquéritos na cidade

            Será em dezembro a inauguração da Delegacia Legal de Cabo Frio, localizada no antigo endereço da 126ª Delegacia de Polícia (DP) da cidade, na Rua Teixeira e Souza, s/nº - Centro. Depois de oito meses de obras, o empreendimento implantado pelo governo do estado, por meio do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, órgão vinculado à secretaria estadual de Obras, já está com 70% da estrutura concluída, o que inclui três pavimentos que abrigarão, além da delegacia, uma Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), um Depósito de Evidências Criminais (DEC) e a Coordenadoria Regional Policia do Interior (CRPI). O Estado investiu mais de R$ 4 milhões na unidade, considerada de grande porte e com uma área total de 885 m².

                A instalação da nova delegacia está sendo feita em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade que alugou o prédio provisório onde está, atualmente, a sede da 126ª DP, na Rua Vereador Antônio Ferreira dos Santos, nº189, no bairro Braga. De acordo com o Secretário Municipal de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura, Eduardo Leal, faltam apenas detalhes de acabamento para que o empreendimento seja, enfim, aberto à população.

                “A obra da Delegacia Legal é um projeto do governo estadual. Ao poder público municipal coube a desapropriação da área onde está instalada a 126ª DP e o aluguel de um prédio para o funcionamento temporário da mesma”,  afirmou Leal.

                A delegacia legal segue um modelo com computadores conectados à central de dados do Programa Delegacia Legal além de impressoras, switch, roteador, scanner e câmera. A unidade deve ter atendentes universitários da área de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público, além do síndico, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos. Além de setor de investigação, possuem sala de escuta, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiências.

                De acordo com o delegado titular da 126ª DP, Sérgio Lorenzzi, a expectativa é que a nova delegacia comece a funcionar o mais rápido possível. O objetivo é que em 15 dias as instalações de informática – que são a parte estrutural inacabada – sejam finalizadas:

                “Nós já estamos em rede, com o total de sete máquinas conectadas com o Programa Delegacia Legal. Seremos uma delegacia de grande porte, a exemplo da que existe em Nova Friburgo, devido ao número de habitantes. Será a maior da Região dos Lagos, que já abriga três: em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande”, explicou ele.

                Atualmente com uma média de 50 a 70 inquéritos instaurados por mês, a delegacia de Cabo Frio, segundo o delegado, “vive no século XIX”, por não ter um sistema informatizado, que facilite as investigações e, consequentemente, a solução dos crimes:

                “Com a delegacia legal vai mudar tudo. Posso afirmar que vai agilizar em 100% as investigações e a forma como hoje é feito processo de coleta de dados para que se chegue ao desfecho de um caso. Funcionamos ainda baseados em papéis e isso nos remota ao século XIX, dificultando tudo”, concluiu ele. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS