Pular para o conteúdo principal

O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONVOCA A POPULAÇÃO PARA PASSEATA EM DEFESA DOS ROYALTIES DE PETRÓLEO


Estado convoca para o Veta Dilma


Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia


Passeata em defesa dos royalties será no dia 26, às 14 horas

governo  estadual iniciou ontem a instalação de placas na cidade para convocar a população para a passeata em defesa dos royalties de petróleo, que será promovida no dia 26, a partir das 14 horas, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro.

Será o terceiro ato promovido pelo governador Sergio Cabral contra o golpe da Câmara dos Deputados, que aprovou redistribuição dos royalties e da participação especial dos estados produtores. Na última passeata promovida pelo governo, 150 mil pessoas participaram do ato.
Sergio Cabral vai se reunir na próxima semana para fechar os detalhes do evento, que terá a participação de outros municípios afetados pela medida. O governador vai comandar encontros com deputados estaduais e federais do Rio. Cidades do interior vão promover caravanas para a capital.

Ainda será definido se haverá ponto facultativo no dia 26 para que os servidores públicos apoiem a passeata. No último ato, as repartições funcionaram até o meio-dia.

O prazo constitucional para sanção ou veto do projeto de lei aprovado na Câmara termina no próximo dia 30. Até lá, a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a estudar o texto minuciosamente antes da decisão.

Cálculos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento estimam que o Rio acumularia perdas de R$ 77,3 bilhões até 2020 com a pulverização dos royalties. Já em 2013, estado e cidades fluminenses perderiam R$ 3,4 bilhões. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) defende o veto dos artigos 3º e 4º e os parágrafos 1º e 2º do artigo 2º do projeto de redistribuição dos royalties. O veto parcial seria para preservar todos os contratos já assinados.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS