MORADORES FAZEM PROTESTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE HOTEL NA BARRA, AOS GRITOS DE "FORA, EDUARDO PAES!', MANIFESTANTES ENTRARAM EM CONFLITO COM APM







O protesto de moradores e defensores do meio ambiente realizado na manhã deste sábado (17), contra a construção de um hotel em terreno que já pertenceu a Área de Proteção Ambiental da Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, terminou em confronto com policiais, que tentavam reprimir a manifestação. Quando os participantes sentaram na Avenida Sernambetiba, impedindo a passagem dos carros, PMs jogaram spray de pimenta, atingindo mães, pais e até crianças que participavam do protesto.
O clima esquentou e os manifestantes - em torno de 300 - começaram a gritar palavras de ordem contra os policiais e o prefeito Eduardo Paes, chamado de "traidor" e "fascista". "Fora, Eduardo Paes!", "Desmatamento, não!", "Impeachment para Eduardo Paes!", gritavam os participantes, muitos lembrando que o prefeito teria prometido, antes das eleições, preservar regiões arborizadas na região.
Um menor de 16 anos chegou a jogar areia em um policial, que o deteve e o levou para a viatura da polícia. O carro foi cercado pelos manifestantes e o pai do jovem acabou entrando dentro do carro para impedir que seu filho fosse encaminhado para a delegacia. Após alguns minutos, o menor acabou sendo liberado. "Ele errou, eu sei disso", admitiu o pai, que não quis se identificar.

1 / 36

Empreendimento
Antes verde, o terreno de 45 mil m² dará lugar a um empreendimento da rede norte-americana Hyatt, com 436 apartamentos, além de dois prédios residenciais. Na quinta-feira(15), fotos de árvores sendo derrubadas no terreno começaram a circular pelas redes sociais e provocaram a ira de muitos cariocas. “Desgraçados, malditos destruindo nossa cidade...Daqui uns dias toda a cidade não terá mais uma árvore, será tudo Favela. Favela de barracos e condomínios de luxo, porque tanto os barracos quanto os condomínios de luxo só têm produzido lixo e poluição, mais nada”, criticou Carla Schreyer pelo facebook.   
Oficialmente, conforme consta na placa da obra, o proprietário é a Loteum Incorporações S.A,  Rio JV Partners Participações Ltda. A obra está sendo executada pela Método Engenharia S.A. e tem como engenheiro responsável Eros Maroni. Ali será erguido um prédio com três subsolos e seis andares, totalizando 99 mil metros quadrados de construção.
Na quinta-feira as escavadeiras terminavam de ‘limpar’ o terreno. Um engenheiro, que pediu para não ser identificado, responsável por gerenciar a obra explicou que constantemente pessoas passam pelo local xingando os operários. Contou ainda que chegaram a arremessar pedras contra os trabalhadores: “É natural que as pessoas não simpatizem com a obra. Entendo até os xingamentos. Mas a insatisfação não justifica tacar pedras em quem está trabalhando”, disse.
O engenheiro contou que moradores dos prédios vizinhos chamaram a polícia por conta da derrubada de árvores. Ele, no entanto, esclarece que nada foi feito pois o empreendimento respeita todas as licenças e limites ambientais. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS