DEU NO BETH MICHEL BLOG: IMPRENSA CABO FRIENSE NÃO RESISTE: SEMPRE DESMORALIZA A SI MESMA


Publicado em  por beth


A mídia que não respeita a si mesma

Muito se fala sobre a falta de credibilidade e profissionalismo da mídia cabofriense. Campanhas são feitas para tentar emprestar um ar mais “moralizado” a mesma, jornalistas e jornais se auto proclamam “independentes” e detentores da tão propalada “credibilidade”, mas o fato é que – de uma maneira quase compulsiva – esta mesma midia desmoralizada rotineiramente cede a seus impulsos suicidas e atira-se, sem a menor vergonha, no despenhadeiro do ridículo e do descrédito.

Assim acontece com badalada jornalista local, muito melhor situada na delegacia cobrindo fatos policiais do que imiscuindo-se nas esferas políticas.
Segundo noticiado em seu blog – e não é só isso, foi as rádios falar também! – o candidato derrotado, Jânio Mendes, teria sido “avisado” pelo TRE-RJ que tomaria posse no próximo dia 13. Ainda segundo a mesma repórter, “fontes” próximas ao derrotado afirmaram isso, de maneira “extra-oficial”.

Ou seja: a jornalista – teoricamente diplomada e detentora da tão almejada credibilidade – joga tudo isso pro alto na ânsia de um “furo” de reportagem. E o “furo” cobiçado se resumiria no fato de que “alguém” disse que o TRE “avisou” a Jânio que DARIA UM GOLPE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O EMPOSSARIA NO DIA 13.” Ainda segundo a notícia tão precisa, o próprio Jânio “não teria confirmado isso”. Ponto.

Uma notícia de transcendental importância como essa é dada – pela repórter de credibilidade – baseada em cochichos de fontes não identificadas e pelo silêncio do principal envolvido – Jânio.

Pior: brada aos quatro ventos que um tribunal rasgará, deliberadamente e à troco sabe-se lá do quê – a Constituição Federal (que determina novas eleições caso o 1º colocado ultrapasse 50% dos votos mas não assuma) e dará, de presente, a posse ao segundo colocado.

Ao que parece, a escola de Obronho encontrou seguidores. O estilo de noticiar – sempre baseados em “ouví dizer” ou “fontes me disseram” ou mesmo o covarde “um conhecido assessor gordinho de político local e que manca da perna esquerda” – representa o que há de pior e que nenhum diploma de faculdade pode assegurar. Espalhar boatos, confundir a população, não precisar as clássicas e fundamentais perguntas do jornalismo – o quê, onde, como, quando e por quê, respondidas apenas por insinuações e sorrisinhos – fornecem a indiscutível prova de que o noticiado, na verdade, não é notícia: é BOATO, é CONTRA INFORMAÇÃO.

São atitudes assim, infelizmente corriqueiras em nossa imprensa local, que desmoralizam o trabalho de não mais que meia dúzia de abnegados – estes sim, empenhados em NOTICIAR, não em ESPALHAR BOATOS.

E depois, como paga, recebem o triste e ridículo troféu oferecido pela Prefeitura de Cabo Frio à mídia mais domesticada e serviçal da cidade, que se destaque das demais em suas atitudes de capacho e subserviência.

Hoje, me envergonho de ser jornalista, mas infelizmente ainda não aprendi outra profissão.
Walter Biancardine

BMB – Não sou jornalista formada, mas tive que me conformar em me tornar algo parecido com isto justamente por concordar com TUDO o acima descrito pelo Walter. Até por que, alguém tem que dizer a VERDADE (baseada nas célebres perguntinhas) para o inocente e manipulado público leitor/eleitor. E já que aqueles que têm este dever – e por vontade ou interesse próprio (ou alheio); preferem descambar por caminhos outros…  Então, que seja! Vestí a camiseta!

Esta entrada foi publicada em BLOGUICES - o que rola pelos blogsCítricas e Agudas - por Walter Biancardine,COLUNISTASDENUNCIAS & COMENTÁRIOSELEIÇÕES 2012EXTRA-EXTRA-EXTRAFeBeACaF - Festival de Besteiras que Assola Cabo FrioGERALPOUCAS & BOASWALTER BIANCARDINE- Cítricas e Agudas. Adicione olink permanente aos seus favoritos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS