CARTÃO DE DÉBITO GANHA ESPAÇO NA CARTEIRA DO BRASILEIRO
Em supermercados e postos de gasolina, é o meio de pagamento mais usado. Segurança, facilidade e controle de gastos motivam consumidores
O cartão de débito está ganhando cada vez mais espaço na carteira do brasileiro. Este mercado deve dobrar de tamanho até 2016, alcançando R$ 493 bilhões, segundo uma pesquisa da Mastercard Advisors, empresa de consultoria do grupo Mastercard Worldwide. Segurança, facilidade de uso e controle de gastos foram os motivos mais citados pelos consumidores para adotar o cartão de débito, que já é a forma de pagamento mais usada em supermercados e postos de gasolina. Embora ainda perca para o dinheiro como forma preferencial de pagamento para pequenas despesas, de até R$ 50,00, e para o cartão de crédito, no caso de compras acima de R$ 500,00, o cartão de débito é o meio de pagamento que mais cresce no Brasil, enquanto a preferência pelo dinheiro cai (veja abaixo).
"O aumento do uso do cartão de débito foi impulsionado não só pelo crescimento econômico, mas também pelo aumento da bancarização e maior compreensão sobre esta forma de pagamento", explica Gilberto Caldart, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul. Segundo o estudo, o uso do cartão de débito aumentou em média 25% nos últimos cinco anos.
Entre diversas formas de pagamento, o cartão de débito é o segundo na preferência do consumidor. E a diferença para o dinheiro, primeiro colocado, está diminuindo. De 2005 a 2012, a preferência pelo débito avançou de 26% para 34% entre os consumidores brasileiros. A preferência pelo dinheiro, por outro lado, teve queda de 60% para 48% no mesmo período.
"A percepção de que o cartão proporciona o controle dos gastos, é inteligente, simples e seguro cresceu nos últimos anos. Não por acaso, a expectativa é que esse mercado de R$ 200 bilhões possa dobrar até 2016, alcançando entre R$ 370 e R$ 493 bilhões em oportunidades", completa Caldart.
Segundo Alexandre Magnani, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul, o brasileiro está pagando mais com débito e percebendo seus benefícios graças aos esforços da indústria para educar o consumidor sobre este meio de pagamento e também de investimentos em tecnologia.
O consumidor já entendeu que pode controlar melhor seus gastos pagando com débito, que tem segurança e praticidade. A pesquisa apurou ainda que 36% dos entrevistados teriam mais incentivo para usar o cartão de débito se pudessem usufruir de promoções, prêmios e sorteios, e 18% citaram programas de milhagens como um atrativo a mais.
São vantagens mais comumente encontradas no cartão de crédito, mas que outras pesquisas de mercado já mostraram que grande parte dos consumidores acaba não aproveitando. Mesmo assim, a Mastercard aposta na estratégia com sorteios de prêmios também para usuários do cartão de débito dentro do programa "Surpreenda".
A pesquisa também constatou que ainda há muitas oportunidades de crescimento para o mercado de cartão de débito no Brasil, visto que ele ainda é mais usado para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos (82%) do que em lojas e outros pontos de venda (18%). Por outro lado, barreiras ao uso como senha não são mais consideradas como tal pelo consumidor brasileiro.
O gasto médio nos pontos de venda também diminuiu, de R$ 62,00 (2005, valor corrigido) para R$ 54,00 (2011), mostrando que o consumidor tem adotado o débito para efetuar compras de valores cada vez menores em substituição ao dinheiro. O valor da compra é o que mais influencia o brasileiro na hora de decidir qual meio de pagamento usar. Na faixa entre R$ 50,00 e R$ 100,00, o débito aparece como principal escolha. Já nos gastos entre R$ 100,00 e R$ 500,00, o débito (35%) praticamente se equipara ao crédito (37%) como meio preferencial de pagamento.
BRASIL 247
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