AVANÇA REUNIÕES COM VEREADORES DO PSOL

Bancadas do PT e do PSOL não querem conversar com Roberto Cláudio, embora tenham sido convidados
Roberto Cláudio, prefeito eleito de Fortaleza, abriu espaço ontem para conversar com alguns deputados, no gabinete da transição. Dos vereadores, ele recebeu apenas Lêda Moreira (PSC) e Cláudia Gomes (PTC). Apesar de ter estendido o convite para reunião individual com todos os vereadores, os petistas e os representantes do PSOL não aceitaram conversar com o futuro prefeito da Capital. Os deputados estaduais que estiveram com ele foram Júlio César, Inês Arruda e Gony Arruda.

Vereadora Lêda Moreira foi ao encontro do prefeito eleito, Roberto Cláudio, na manhã de ontem, antes de ele viajar para Sobral FOTO: JOSÉ LEOMAR

O vereador João Alfredo (PSOL), um dos mais votados na eleição do dia 7 de outubro, foi um dos primeiros a receber o convite de Roberto Cláudio, ainda na terça-feira passada, mas espera resposta de seu partido sobre que posicionamento deverá tomar em relação ao convite. Segundo ele, a relação entre Prefeitura e Câmara Municipal tem que ser feita apenas de forma institucional e não através de diálogos individuais com os vereadores, como está sendo efetivado atualmente.

"Eu acho que essa postura sinaliza uma boa vontade do prefeito eleito, mas pode levar a uma relação de clientelismo, coisa que eu não quero crer. Ele está tentando convencer a todos que há uma ideia de consenso, de harmonia, mas isso não existe", apontou João Alfredo.

Orientação
Para o socialista, o prefeito foi eleito com a máquina do Estado contra a máquina da Prefeitura, o que foi criticado pela candidatura do PSOL durante as eleições de outubro passado, e por isso, a posição da agremiação deverá ser de nenhum diálogo com o gestor. "Essa coisa de conversa individual não é o ideal para começar a gestão. Ainda aguardo uma orientação do meu partido, mas acredito que o PSOL não deva participar dessa reunião", declarou.

João Alfredo comentou ainda o processo sucessório para composição da Mesa Diretora da Casa Legislativa, e conforme avaliou, os pré-candidatos até agora colocados não estão se apresentando como porta-vozes da Câmara e não falam de qual papel irão ter para desenvolvimento do Legislativo. "A princípio parece que vai ser quem ele (Roberto Cláudio) indicar. Como assim? A Câmara quer fazer como na Assembleia, que tem a maioria folgada e dócil?", indagou.

Já o líder do PT, Guilherme Sampaio, disse que não irá para reunião com Roberto Cláudio, pois segundo informou, o momento não é conveniente. "Tenho a impressão de que nesse momento não faz o menor sentido uma conversa com ele, pois estamos questionando a eleição dele. Como vou conversar com um prefeito que eu contesto sua eleição?", indagou.

De acordo com o petista, não existe qualquer orientação do partido, mas segundo disse, nem Ronivaldo Maia e nem Deodato Ramalho vão falar com Roberto Cláudio nesse primeiro momento. Guilherme disse ainda que irá ligar para o prefeito e explicar seus motivos, uma vez que garante ter uma relação pessoal com o pessebista.

"Como não reconhecemos sua eleição, se formos falar com ele nesse diálogo proposto, quebra-se o pressuposto de nossa contestação", disse Guilherme Sampaio, ressaltando que a sigla ainda está colhendo o maior número de provas contra a eleição de Roberto Cláudio para entrar com processo na Justiça. O presidente da Câmara, Acrísio Sena foi o único do PT que conversou com Roberto Cláudio, mas em outro momento, apenas para discutir o orçamento da Prefeitura para o próximo ano. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS