ATO DOS ROYALTIES NO RIO TEM CARAS PINTADAS E CARTAZES" VETA DILMA" PASSEATA TEM COMO OBJETIVO EVITAR QUE PRESIDENTE SANCIONE O PROJETO DE LEI.



Manifestantes com o rosto pintado com as cores da bandeira do Rio de Janeiro circulam na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, onde vai acontecer a manifestação "Veta, Dilma", contra o projeto de lei 2565, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo. Por volta das 14h30, desta segunda-feira (26), ônibus com moradores de cidades do interior e da Baixada Fluminense chegavam ao local.
Manifestantes  pintaram o rosto com as cores da bandeira do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão/G1)Manifestantes pintaram o rosto com as cores da bandeira do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão/G1)
Muitos participantes optaram em protestar com bandeiras, faixas e cartazes. A Avenida Rio Branco foi interditada, no início da tarde desta segunda, no trecho entre as avenidas Presidente Vargas e Presidente Wilson. O trânsito na região era bastante complicado por volta das 13h30, para quem precisava acessar as ruas do Centro da cidade.
A expectativa, segundo a assessoria do governador Sérgio Cabral, é que a passeata comece a partir das 17h.
Trem gratuito
Para facilitar o deslocamento da população, o uso do trem será gratuito entre 13h e 15h, em todas as estações do sistema ferroviário, exceto na Central do Brasil. Bilhetes gratuitos serão oferecidos pela SuperVia para os participantes do protesto "Veta, Dilma. Contra a injustiça. Em defesa do Rio", marcado no Centro da cidade.
A manifestação começou na Candelária e segue pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. Em palanque em frente à Câmara de Vereadores, haverá a leitura de um manifesto sobre a partilha dos royalties de petróleo e apresentação de artistas.
Ato em defesa dos royalties reúne manifestantes no Centro do Rio (Foto: Alexandre Durão/G1)Ato em defesa dos royalties reúne manifestantes no Centro do Rio (Foto: Alexandre Durão/G1)
Na volta dos manifestantes para casa, entre 20h e 22h, a SuperVia garantirá o embarque gratuito a partir da estação Central do Brasil.
A passeata tem como objetivo evitar que a presidente da República sancione o projeto de lei que prejudica o Rio de Janeiro na distribuição dos royalties do petróleo. Pelo projeto aprovado, estados produtores como Rio de Janeiro e Espírito Santo perdem dinheiro. A parcela cai dos atuais 26% para 20% já a partir de 2013. Os munícios que produzem petróleo e hoje ficam com 26% dos royalties, passariam a receber 15% no ano que vem e 4%, em 2020.
Já a parcela de cidades não produtoras passaria de 1,75% para 21% a partir de janeiro. A parcela dos estados não produtores saltaria de 7% para 21%.

A Prefeitura colocou 185 agentes de trânsito para auxiliar no fluxo dos carros durante a manifestação.
Manifestantes já se organizavam em frente à Igreja da Candelária, no Centro do Rio, por volta das 10h30, desta segunda. Para garantir a fluidez do trânsito, por volta deste horário foram colocados três ônibus da Guarda Municipal na Candelária
Jingle
Um jingle em ritmo de funk também promete agitar o protesto em defesa da atual distribuição dos royalties. A música-protesto “Veta, Dilma” foi gravada na sexta-feira (16) pela Furacão 2000 e teria sido um pedido do governador Sérgio Cabral.
A letra foi produzida pelo "pai do funk" Rômulo Costa, com criação do DJ Rick Joe. Ela é interpretada pelos MCs Marcelly e Willian, do grupo "Os Novinhos" e tem a participação de Neguinho da Beija Flor e do famoso bordão "Veta, Dilma", da atriz Camila Pitanga.
Adesivo no rosto de manifestante pede o voto contrário da presidente ao projeto de lei da divisão dos royalties (Foto: Fábio Teixeira/Estadão Conteúdo)Adesivo no rosto de manifestante pede o voto contrário da presidente ao projeto de lei da divisão dos royalties (Foto: Fábio Teixeira/Estadão Conteúdo)Do G1 Ri
o

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS