Um mandato só foi “incompleto”, disse Obama


Um mandato só foi “incompleto”, disse ObamaFoto: Divulgação

NA SUA CONVENÇÃO, PRESIDENTE AMERICANO PEDIU MAIS QUATRO ANOS E FOI CRITICADO POR REPUBLICANOS, QUE REBATERAM DIZENDO QUE AMERICANOS ESTÃO IMPACIENTES

Por John Whitesides
CHARLOTTE, Estados Unidos (Reuters) - O Partido Democrata dos EUA iniciou na terça-feira a convenção que vai formalizar a candidatura à reeleição do presidente Barack Obama, tentando convencer o eleitorado de que ele merece mais quatro anos para consertar a economia nacional.
Um discurso da primeira-dama Michelle Obama vai encerrar a primeira noite da convenção em Charlotte, na Carolina do Norte. O evento será encerrado na quinta-feira, quando o próprio Obama discursa em horário nobre num estádio com capacidade para 74 mil pessoas.
A convenção dará a Obama a chance de retomar o protagonismo da campanha depois da Convenção Nacional Republicana da semana passada, que formalizou a candidatura de Mitt Romney, em meio a repetidos ataques contra a gestão econômica do atual governo.
"Vamos demonstrar claramente por que precisamos manter Barack Obama e (o vice) Joe Biden na Casa Branca", disse Debbie Wasserman Schultz, presidente do Comitê Nacional Democrata, ao inaugurar oficialmente a convenção.
Os republicanos mantiveram-se na ofensiva na terça-feira, criticando Obama por dizer a uma TV do Colorado que qualificaria seu primeiro mandato como "incompleto".
"Quatro anos de presidência e ela está incompleta? O presidente está pedindo às pessoas que sejam pacientes com ele?", questionou o candidato republicano a vice-presidente, Paul Ryan, em entrevista à rede CBS.
"Com o tipo de recessão que tivemos, deveríamos estar saindo dela. Não estamos criando empregos nem de perto no ritmo que poderíamos", prosseguiu. "Por isso estamos oferecendo grandes soluções para os grandes problemas que temos hoje."
Jen Psaki, porta-voz da campanha de Obama, disse que o presidente, ao falar no mandato "incompleto", se referia à necessidade de trabalhar mais para reverter o desânimo econômico e o desemprego acima de 8 por cento.
Na terça-feira, novas pesquisas mostraram que a indústria dos EUA sofreu no mês passado sua maior contração em mais de três anos, e que as exportações e a geração de empregos também se desaceleraram.
O desafio para Obama e seus aliados, portanto, será convencer um eleitorado frustrado com o primeiro mandato de que as coisas serão melhores nos próximos quatro anos, e que os cortes de gastos públicos propostos por Romney e Ryan são inviáveis.
Os democratas também devem salientar êxitos de Obama em outras áreas - como a missão que resultou na morte de Osama bin Laden e o regate da indústria automobilística.
Uma preocupação mais prosaica dos organizadores da convenção é com o tempo. Para a noite de quinta-feira há previsão de pancadas de chuvas com raios, e o discurso de Obama será ao ar livre - mas pode, se necessário, ser transferido para o ginásio de basquete que recebe os dois primeiros dias da convenção, e cuja capacidade é bem menor.
(Reportagem adicional de Eric Johnson, Sam Youngman, Margaret Chadbourn e Susan Heavey)

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS