Último dia para inscrições para 15 mil vagas em cursos da Faetec


Rio -  Terminam nesta segunda-feira as inscrições para 15.913 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), promovidos em parceria com Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio.Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) já têm 41 mil inscritos e visam formar mão de obra qualificada para atender às exigências de instalações e manutenção das casas do programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”.
Os alunos aprenderão, ainda, como utilizar energia limpa e conceitos de educação ambiental e cidadania. Para o presidente da fundação, Elder Lugon, as oportunidadesvieram em bom momento, já que o Rio de Janeiro está em pleno crescimento econômico.
Michel Luã participou de vários cursos profissionalizantes da Faetec e hoje trabalha em grande indústria | Foto: Divulgação
Michel Luã participou de vários cursos profissionalizantes da Faetec e hoje trabalha em grande indústria | Foto: Divulgação
“A necessidade de mão de obra em diversas áreas faz com que o trabalho da fundação mude a vida de milhares de pessoas, que passam a ter melhores perspectivas de emprego e renda. Quando viabilizamos esse ingresso no mercado de trabalho, contribuímos para o desenvolvimento econômico e social do Rio”, explica o presidente.
Michel Luã Silva Carneiro Gomes, 24 anos, já participou de diversos cursos técnicos da Faetec e hoje trabalha em uma grande indústria de fabricação de tintas. “Comecei a fazer técnicas em estocagem, depois operador de máquinas de materiais termoplásticos. Em seguida, fiz prova para polímeros e curso técnico de plásticos. Todos os cursos foram muito úteis. Assim que comecei, já recebi proposta de emprego para empresa de refrigerantes”, conta ele, que atualmente cursa o primeiro período da faculdade de química.
Segundo Michel, o que não falta é vaga para os estudantes do curso. “Há muita procura por mão de obra especializada”, diz ele.
COMO SE INSCREVER
Interessados podem se inscrever no www.faetec.rj.gov.br. Não é cobrada taxa de participação. É possível escolher até três opções de curso. As vagas serão preenchidas por sorteio. O resultado sai dia 26 deste mês. A matrícula dos selecionados deve ser feita até 2 de outubro na unidade de ensino escolhida. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS