Trinta e oito são presos em operação contra fraudes no Detran




Trinta e oito pessoas já foram presas na operação Asfalto Sujo, até 11h desta terça-feira. A ação foi desencadeada pela Corregedoria do Detran, pelo Ministério Público e pela Polícia Civil e ocorre em diversos pontos do estado do Rio para cumprir 41 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão. Os alvos da ação são suspeitos de realizar fraudes no Detran.
A quadrilha é formada por funcionários do órgão, despachantes e zangões que atuavam em pelo menos quatro postos de vistoria. Além dos 41 denunciados pelos crime de formação de quadrilha e corrupção, outros 10 acusados vão responder por crimes isolados de corrupção, destruição de documento público e inserção de dados falsos em sistema, somando 53 crimes. O Ministério Público requereu ainda a suspensão do exercício de função pública de 47 funcionários do Detran e despachantes públicos registrados.
Policiais fazem operação em diversos pontos do estado
Policiais fazem operação em diversos pontos do estado Foto: Urbano Erbiste / Extra
No esquema, os suspeitos, segundo a denúncia, recebiam propina para realizar de forma ilegal vistorias de licenciamento anual, transferências de propriedade de veículos e emissão de documentos. A investigação sobre a quadrilha começou há seis meses. Os agentes percorrem desde o início da manhã os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Magé, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Campos, São Fidélis e Bom Jesus do Itabapoana.
A quadrilha agiria desde julho de 2009 e lucrava cerca de R$ 200 mil por mês. A prática da “vistoria fantasma” era a fraude mais comum. Segundo investigações, documentos referentes a vistoria do veículo para licenciamento anual eram emitidos sem que o carro fosse levado ao posto do Detran.
Entre os detidos, há um despachante localizado em casa, no bairro Paraíso, em São Gonçalo. Ele foi levado até seu escritório, onde foram apreendidos documentos.


EXTRA

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS