Shaolin está totalmente consciente e conhece todo mundo', diz cunhado Humorista se comunicou através de equipamento que lê os olhos. Julgamento de motorista acusado de causar acidente está em etapa final.

Shaolin conseguiu responder com olhos a perguntas da família (Foto: Karoline Zilah/G1)

Após mais de um ano e meio do acidente que deixou em coma o humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, a família revelou em entrevista ao G1 que o artista tem avançado significativamente no tratamento e que reconheceu algumas pessoas. A informação veio depois que Shaolin foi submetido a testes com um equipamento importado que identifica respostas através dos olhos.
De acordo com a neuropsicóloga Morgana Andrade, que acompanha o tratamento desde que o artista recebeu alta e foi levado para casa em junho de 2011, ele tem melhorado significativamente. "No início ele tinha respostas mínimas, trabalhávamos muito pouco tempo e agora conseguimos estender mais o tempo da terapia", disse.
Ainda segundo ela, os médicos descartaram a hipótese de que ele estivesse em um estado de coma vigil, em que há reações como piscar os olhos, chorar ou sorrir, mas que são involuntárias. Os médicos passaram a acreditar que as ações dele são propositais depois que ele passou por testes com o equipamento e esboçou respostas com o olhar a rápidas perguntas feitas pelos familiares.

O cunhado de Shaolin, Ricardo Santos, disse que a maioria das questões era indagando o humorista se ele reconhecia ou não as pessoas. "Ele deu mostras de que está totalmente consciente e conheceu todas as pessoas que estavam no quarto, inclusive gente que ele não via desde antes do acidente", disse. Segundo ele, o equipamento foi apenas testado e os médicos paraibanos vão passar a utilizá-lo depois que fizerem alguns estudos.
Os testes foram feitos na segunda-feira (3) na casa de Shaolin. A máquina, de tecnologia sueca, consegue obter respostas através dos movimentos dos olhos do paciente quando ele é submetido com pequenos estímulos. No caso do artista, os estímulos foram pequenas perguntas em que o equipamento captava uma confirmação ou uma negativa, ou seja, ele respondia apenas se sim ou se não.
Apesar disso, a esposa de Shaolin, Laudiceia Veloso, disse já estar ansiosa para se comunicar todos os dias com o marido, mesmo que limitadamente através do aparelho. "Foi emocionante! Há muito tempo a gente espera uma resposta dele de alguma forma. Até o momento não tínhamos uma resposta concreta, mas a partir da máquina conseguimos. Ela vai demonstrar como e até onde o nível de consciência dele está aumentando. Vai ficar muito mais fácil de se comunicar" relatou.
Ricardo disse que os médicos explicaram à família que Shaolin tenta se comunicar, mas não consegue se expressar. "A comunicação através da máquina é muito sutil. Quanto ao avanço no tratamento é preciso esperar para saber se ele vai continuar assim, se vai melhorar, se vai ficar com sequelas. É preciso esperar", disse.
Jóbson não quis se declarar após prestar depoimento diante da juíza  (Foto: André Resende/G1)Jóbson foi indiciado por lesão corporal e é apontado
como responsável pelo acidente
(Foto: André Resende/G1)
O julgamento
A última audiência do caso foi realizada no dia 31 de julho na cidade de Sapé, na Zona da Mata Paraibana. Foi a segunda vez que o motorista de caminhão Jobson Clemente Benício foi ouvido pela Justiça. Ele foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de lesão corporal e denunciado pelo Ministério Público da Paraíba como responsável pelo acidente com Shaolin
O acusado foi ouvido em Sapé, por morar na cidade, através de carta precatória, quando uma parte do processo acontece fora da comarca de origem. O depoimento colhido foi reencaminhadodo acusado para o juiz Vandemberg de Freitas, da 4ª Vara Criminal deCampina Grande, que é o titular do caso.
Atualmente, o julgamento está no processo das alegações finais, quando os advogados de defesa e acusação e o Ministério Público apresentam as últimas provas dos seus argumentos. O MP requereu uma nova diligência, a associação de fotos do acidente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao processo. Depois que as fotografias forem recebidas, o juiz dará a sentença.
Sobre o julgamento do caminhoneiro envolvido na colisão, a família prefere não comentar e diz que está concentrada na recuperação do humorista, em vez de fazer especulações sobre a condenação ou absolvição do réu. "Sobre o julgamento não compete a mim comentar", declarou Laudiceia.
O acidente
O acidente aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa sob os cuidados da família.
De acordo com a PRF, o carro em que o humorista viajava colidiu de frente com um caminhão que teria invadido a pista contrária. O acidente ocorreu na região do Mutirão, em Campina Grande. O carro da vítima voltava do distrito de São José da Mata.
Do G1 PB

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS