Serra quer Lula como réu na Ação Penal 470



Serra quer Lula como réu na Ação Penal 470Foto: Edição/247

CANDIDATO DO PSDB À PREFEITURA DE SÃO PAULO TRATA COMO ENTREVISTA AS DECLARAÇÕES QUE VEJA ATRIBUI A MARCOS VALÉRIO E SUGERE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVE INCLUIR O EX-PRESIDENTE ENTRE OS RÉUS DO "MENSALÃO"; PT CLASSIFICA SUPOSTA DENÚNCIA DA REVISTA COMO "ATO DE DESESPERO" DO EMPRESÁRIO


 José Serra quer que o ex-presidente Lula figure entre os réus do caso conhecido como "mensalão", julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo tratou as frases de Marcos Valério publicadas pela revista Veja neste fim de semana como uma entrevista e defendeu, neste sábado, que o "Ministério Público e a Justiça" investiguem a suposta acusação feita pelo publicitário – a de que o ex-presidente chefiava o citado esquema do PT.
A revista atribui as declarações a interlocutores próximos ao publicitário, como amigos e familiares. Na reportagem de capa, Valério diz que "Lula era o chefe" do esquema, além de outras revelações, como a de que tinha medo de ser assassinado por saber demais sobre o caso. "Vão me matar. Tenho de agradecer por estar vivo até hoje", teria dito. Marcelo Leonardo, advogado de Valério na Ação Penal 470, disse que seu cliente "não confirma" as informações e que não concede entrevistas desde 2005.

Sem citar Lula, Serra afirmou que "todos os novos elementos" apontados pela revista devem ser investigados, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. "Agora tem mais elementos, elementos que já se anunciavam, elementos novos que devem, sim, ser investigados. Tudo o que é levantado na entrevista deve ser investigado". Segundo o tucano, as revelações de Valério "mostram a gravidade daquilo que aconteceu no Brasil e a necessidade de que tudo isso continue sendo aprofundado".
Ato de desespero
Líder do PT na Câmara, o deputado Jilmar Tatto acredita que a publicação das frases atribuídas a Marcos Valério foi um "ato de desespero", segundo o jornal O Globo. De acordo com ele, o réu estaria envolvendo o nome de Lula porque sabe que "vai parar na cadeia". Ele é um dos julgados pelo STF no caso do "mensalão".
"Esse tipo de ação é um ato de desespero de quem está no banco dos réus, de quem sabe que vai ser preso, de quem sabe que vai parar na cadeia", afirmou. O parlamentar disse também que o PT não deve entrar com ação contra as denúncias e que o assunto deverá ter um "tratamento corriqueiro" no partido.
BRASIL 247

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS