Pedaladas inspiram os portadores de diabetes tipo 1 no Tour do Rio Criada por dois estudantes americanos em um encontro de faculdade em 2004, Team Type espalha esperança para diabéticos ao redor do mundo

Um encontro de dois estudantes americanos em uma competição de faculdade fez nascer uma das mais respeitadas equipes de ciclismo do mundo. Criada em 2004 pelos amigos Phil Southerland e Joe Eldridge, ambos diabéticos, a Team Type 1 tem como objetivo inspirar as pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 e mostrar que, apesar da doença, é possível se tornar um atleta de alto rendimento no ciclismo. Após dois anos longe do Brasil, eles estão de volta para espalhar a esperança e buscar o título no Tour do Rio.
Type 1 Tour do Rio Estados Unidos ciclismo (Foto: Hudson Malta)Equipe americana Type 1 marca presença no Tour do Rio de ciclismo (Foto: Hudson Malta)
- Viemos ao Brasil para mostrar que os portadores de diabetes podem conquistar bons resultados e competir no esporte de alto rendimento. Com uma alimentação apropriada, exercícios e tratamento, é possível que qualquer diabético alcance os seus sonhos. Eu e o Phil não conhecíamos nenhum atleta com diabetes tipo 1 e resolvemos mudar essa realidade - contou Joe, fundador da equipe e um dos destaques da terceira edição da maior prova sul-americana de estrada.
Logo no primeiro ano de existência, e sem saber, eles já previam a vinda ao Brasil. Após dividir a história com outros ciclistas, Phil sugeriu a Joe fazer "algo grande, como correr pela América". No inglês clássico, eles queriam apenas correr pela terra natal. Mal sabiam eles que, pouco tempo depois, iriam atravessar o continente até chegar à América do Sul. Esta é a segunda vez que o Team Type 1 compete no país, a primeira aconteceu no Tour do Rio de 2010, quando terminou em terceiro lugar na classificação geral.
David Type 1 Tour do Rio, Estados Unidos ciclismo (Foto: Ana Carolina Fontes / Globoesporte.com)Portador de diabetes, espanhol David encontrou a 
Team Type 1 na internet(Foto: Ana Carolina Fontes)
A equipe de Atlanta, que começou apenas com dois atletas, hoje tem mais de 100 ciclistas. Alguns deles, de outras partes do mundo, como é o caso do espanhol David Lozano. Natural de Barcelona, ele descobriu a doença há cerca de nove meses, e encontrou o Team Type 1 em uma pesquisa na internet. Sem pensar duas vezes, o escalador se candidatou a reforçar o time americano. Ele treina à distância nas montanhas da Catalunha, e encontra os companheiros apenas nas competições.
- Descobri o diabetes tipo 1 em dezembro, e entrei para a equipe seis meses depois, em junho. Quero servir de inspiração para outros atletas que sofrem da mesma doença. A nossa alimentação é basicamente a mesma dos outros ciclistas, nós temos apenas que controlar a quantidade de açúcar no sangue - contou o catalão.
Os portadores do tipo 1 precisam tomar insulina diariamente. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue, comum em todo o mundo, especialmente na América do Norte e na Europa, acometendo cerca de 7,6% da população adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Estima-se que cerca de 50% de seus portadores desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025.
GLOBO.COM

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS