Ministro Luiz Fux segue o relator e condena nove réus do Mensalão - vejam ao transmissão ao vivo


Edição/247

MINISTRO LUIZ FUX ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR DA AÇÃO PENAL 470, JOAQUIM BARBOSA, SOBRE OS 10 RÉUS DO ITEM IV DO PROCESSO, VOTANDO PELA CONDENAÇÃO DE NOVE DELES; "O DINHEIRO LÍCITO E ILÍCITO NÃO SÃO COMO ÁGUA E ÓLEO, ELES SE MISTURAM", DISSE FUX; ASSISTA AO VIVO

13 de Setembro de 2012 às 16:29
247 - O ministro Luiz Fux seguiu o voto do relator da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa, sobre os 10 réus do item IV do processo e condenou nove deles. "O ministro Joaquim Barbosa efetivamente nos convenceu em relação ao crime de lavagem de dinheiro", disse Fux. Durante seu voto, o ministro analisou que "o dinheiro lícito e ilícito não são como água e óleo, eles se misturam".
Antes dele, a ministra Rosa Weber havia condenado oito dos réus, absolvendo Ayanna Tenório (absolvida por todos até agora) e Geiza Dias.
Discordância
Nesta quinta-feira, quem começou com a palavra, mais uma vez, foi o relator Joaquim Barbosa, que reforçou os argumentos pela condenação de Rogério Tolentino, advogado das empresas de Marcos Valério, e Vinícius Samarane, ex-diretor do Banco Rural, absolvidos por Lewandowski. Barbosa releu provas que, segundo ele, comprovam a existência da "complexa organização criminosa" do chamado 'mensalão'. "Nós vamos cair nessa?", questionou o relator após ler parte da versão apresentada pela defesa dos réus.
Ao fim da explanação de Barbosa, Lewandowski respondeu: "O que está em julgamento? O item IV, lavagem de dinheiro", começou, dizendo que Tolentino é acusado apenas do delito de formação de quadrilha, o que ainda não está em julgamento. O relator respondeu dizendo que a denúncia foi recebida com a acusação de lavagem de dinheiro contra Tolentino. Para Lewandowski, as denúncias dizem respeito ao Banco Rural, mas não há provas do envolvimento de Vinícius Samarane no crime de lavagem de dinheiro. "É preciso individualizar as condutas", disse.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS