Confirmado: Marta Suplicy é a nova ministra da Cultura


PALÁCIO DO PLANALTO CONFIRMOU A MUDANÇA EM NOTA; POSSE JÁ OCORRE NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA; ANA DE HOLLANDA DEIXA MINISTÉRIO APÓS SÉRIE DE QUEDAS EM FALSO; JÁ A SENADORA TERIA SIDO PREMIADA POR ADERIR À CAMPANHA DO PETISTA FERNANDO HADDAD

Blog do Planalto - A senadora Marta Suplicy será a nova ministra da Cultura. Ela aceitou o convite da presidenta Dilma Rousseff e substituirá Ana de Hollanda. Marta deverá tomar posse nesta quinta-feira (13), às 11h, no Palácio do Planalto. Leia abaixo a íntegra da nota:
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou a senadora Marta Suplicy para ocupar o Ministério da Cultura. Ela substituirá a artista e compositora Ana de Hollanda, a quem a presidenta agradeceu hoje o empenho e os relevantes serviços prestados ao país à frente da pasta desde janeiro de 2011.
Dilma Rousseff manifestou confiança de que Marta Suplicy, que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da Cultura nos últimos anos.
A posse será realizada na próxima quinta-feira às 11h.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”
Confira reportagem anterior sobre as especulações:
247 – A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, pode deixar o cargo ainda nesta terça-feira, após uma audiência com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Segundo aFolha de S.Paulo, a troca estava prevista para acontecer depois das eleições, mas pode ser antecipada. O principal nome cotado para o cargo é o da senadora Marta Suplicy (PT-SP).
A gestão de Ana de Hollanda, que é irmã do compositor Chico Buarque, foi bastante atacada, especialmente sobre o orçamento da pasta e as relações da ministra com o Ecad (Escritório de Arrecadação e Distribuição de Direitos). O ex-ministro Juca Ferreira (2008-2010) chegou a dizer que a gestão era um "desastre". Em março deste ano, um grupo de artistas e intelectuais se reuniu para elaborar um manifesto e pedir a saída da ministra.
Leia abaixo reportagem do 247 sobre o assunto:
Desde a semana passada, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda tem enfrentado um protesto de artistas e intelectuais, pedindo sua substitição.
Segundo o Estadão, uma carta aberta que será entregue à Casa Civil (cujo primeiro nome assinado é o da atriz Fernanda Montenegro) diz que, "na hipótese de haver a decisão de substituição do titular da pasta da Cultura – tema veiculado na mídia, mas não necessariamente verdadeiro – a classe cultural, aqui representada em suas diversas linguagens e regiões, vem dar sua contribuição cívica, politico-participativa, e apresentar um nome que, certamente, faria a diferença na história do Ministério da Cultura, e aglutinaria os mais diversos segmentos ao seu redor: Danilo Santos de Miranda."
O ator Dan Stulbach também declarou sua preferência pelo diretor do Sesc São Paulo, mas outros nomes estão sendo lançados por diversos grupos, entre eles o da atriz Carla Camurati (diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e o da historiadora Rosa Maria Araújo, do MIS carioca (irmã do novelista Gilberto Braga e parceira de Sergio Cabral no musical Sassaricando).
As críticas declaradas à Ana de Hollanda começaram depois da revelação pelo blog Farofafá de que o MinC advogou em favor do Escritório de Arrecadação e Distribuição de Direitos (Ecad) em um processo no qual a instituição autoral é acusada de cartelização e gestão fraudulenta. O processo está em julgamento no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A ministra foi convidada a se explicar no Senado.(Com informações do Estadão)

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS