Como falar de política com as crianças? Pediatra dá dicas para pais que irão enfrentar as dúvidas dos filhos pequenos



Saiba como falar de política com as crianças / ShutterstockSaiba como falar de política com as criançasShutterstock
Ano de eleições para prefeitos e vereadores e já teve início a campanha eleitoral. Com as propagandas muitas vezes extravagantes e repetitivas por todos os lados, é comum que as crianças fiquem curiosas sobre o assunto.

Dr. Marcelo Reibscheid, do Pediatria em Foco, explica tudo sobre o assunto: “No Brasil ainda não há preparação correta para conscientizar desde cedo crianças e adolescentes. Algumas escolas e professores se preocupam com isso e podem levar o assunto a reflexão de seus alunos, mas nem sempre isso acontece. Procure se informar sobre a posição da escola do seu filho nesse assunto e quais as atividades que serão ministradas”, afirma.

O papel dos pais na formação de cidadãos conscientes é fundamental. No início, é importante explicar aos filhos os conceitos de direitos e deveres e introduzir algumas regras gerais conforme a aceitação, entendimento e amadurecimento de cada um. Direito do consumidor, leis de trânsitos, estatutos da criança e do adolescente, direitos humanos são algumas opções de temas relevantes que aparecem no dia a dia como oportunidades para diálogo.

"A Câmara dos Deputados possui o Plenarinho, site direcionado ao publico infantil que apresenta informações com linguagem adequada para crianças que queriam aprender sobre política. Pais e mães também podem acessar para saber como conversar com os filhos", sugere o pediatra.
BAND

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS