Pular para o conteúdo principal

Brazuca' vence concorrência e será o nome da bola da Copa do Mundo de 2014


São Paulo -  Com uma larga vantagem sobre as concorrentes, Brazuca venceu eleição promovida pela TV Globo e foi o nome escolhido da bola da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil depois de 64 anos. Brazuca substituirá a famosa Jabulani, batizada assim no Mundial realizado há dois anos, na África do Sul.
Pela primeira vez na história, a definição do nome da bola se deu por meio de uma votação popular. 1.119.539 brasileiros deram seus pitacos e optaram pela Brazuca com 77,8% dos votos. As outras candidatas ficaram bem atrás - Bossa Nova ficou em segundo, com 14,6%, enquanto Carnavalesca só ganhou 7,6% da preferência.
Resta saber agora qual será o desenho e as características da bola, que é fabricada pela Adidas. A Jabulani, que gerou grande repercussão entre os amantes do futebol, recebeu críticas dos goleiros à época por ser leve e mudar de trajetória várias vezes num mesmo chute.
A estreia da Brazuca será no dia 12 de junho de 2014, quando a seleção brasileira jogará no Estádio do Corinthians, que ainda está sendo construído.
Polêmica
Durante o processo para escolha do nome da bola, o Amazonas tentou emplacar o nome Caramuri, uma fruta que tem formato de bola e que surge apenas de quatro em quatro anos. A Adidas, no entanto, preteriu o nome por não se enquadrar nos critérios usados para escolha das três finalistas: identificação com outros países, facilidade da pronúncia e para adquirir os direitos de utilização do nome.
O DIA

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS