ATENÇÃO TÁ TODO MUNDO COMPARTILHANDO:Novo viral enganoso no Facebook: ‘aviso de privacidade


:’

Foto: Reprodução / Internet

Um novo viral enganoso começou a circular no Facebook nos últimos dias. Muitos usuários da rede social estão compartilhando um “aviso de privacidade” e afirmando que se você postar a mensagem em seu perfil poderá proteger todos os seus dados de qualquer pessoa, organização e até mesmo do governo americano. Só que isso não passa de mais uma farsa da web.
Embora tenha começado a circular agora no Facebook brasileiro, o viral teve sua origem nos Estados Unidos, em maio deste ano. A informação foi averiguada e desmentida pelo site “Snopes”, que se dedica a analisar farsas da web há mais de 15 anos.
O “aviso de privacidade” se baseia no argumento de que o Facebook agora é uma empresa de “capital aberto”, mas sem dizer no que isso implica. Na prática, essa mudança significa apenas que as ações da empresa podem ser negociadas em bolsa de valores, sem nenhuma interferência na sua política de privacidade.
Além disso, a mensagem sugere que o Facebook possa usar todas as informações dos usuários publicamente. Mas os “termos de uso” da rede social dizem que “você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook”, e compreende que só será público o que o usuário decidir tornar público.
Abaixo, a mensagem completa do falso viral:
“O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indiretamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas atualizações de status.
AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso - qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e / ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra "imagem" de arte publicado no meu perfil. Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308”
EXTRA

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS