Análise dos enredos 2013: Unidos da Tijuca


A terceira escola a ter o enredo analisado por blogueiros do SRZD-Carnaval é a Unidos da Tijuca, seguindo a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013.
A agremiação vai levar para a Avenida o enredo "Desceu num raio, é trovoada. O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada", que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.
Nesta quinta, a escola a ter o enredo analisado será a União da Ilha!
Confira a análise no vídeo abaixo a opinião de Hélio Ricardo Rainho e, na sequência, o parecer de Cláudio Russo e Rachel Valença:
Rachel Valença
Este pode não ser um grande enredo, pode não ser o enredo dos sonhos de um carnavalesco, mas o fato é que Paulo Barros já deu o seu jeito. A boa sinopse, feita em parceria com a equipe da Casa da Ciência, que desde 2002 colabora com o carnavalesco, já mostra muito claramente a marca dele. Pois, de tantas coisas a serem destacadas na cultura germânica, ele elege seres que "brincam com a imaginação humana, atiçam a curiosidade, construindo um imaginário misterioso e caótico". Afinal, não é isso que Paulo Barros adora fazer, qualquer que seja o enredo?
Lá estarão, conforme nos promete a sinopse, os mendigos e prostitutas do teatro de Brecht, o Fausto de Goethe e seu pacto com o diabo, o cabaré O Anjo Azul, do filme da década de 1930. É ou não é Paulo Barros puro? Completam o quadro as invenções e a tecnologia, que também darão ao criativo carnavalesco oportunidade de se superar.
Tal como o enredo da Inocentes de Belford Roxo, sobre a Coréia do Sul, a Unidos da Tijuca deve acabar seu desfile com a homenagem aos imigrantes que trouxeram até nós "os gostos de outras terras". Pelo menos é o que se entrevê na sinopse. Uma válida tentativa de associar culturas, tornando o enredo um pouco menos frio e distante.
Cláudio Russo
Vejo que a Unidos da Tijuca começa muito bem para o carnaval de 2013, quando o seu carnavalesco, Paulo Barros, adota no primeiro contato com os compositores uma sinopse simples e objetiva. Parece-me ser uma proposta muito clara ao buscar elementos que a Alemanha trouxe para o engrandecimento da civilização, então fica evidente o passeio pela cultura alemã (literatura, cinema, música...) como também pela ciência e seus inventos, adota como fio condutor, o que é uma característica muito própria no trabalho deste artista, a mitologia nórdica e aí ficou para alguns a grande interrogação, mas se formos buscar os primórdios daquela região que hoje pertence a Alemanha temos uma cultura difundida por povos bárbaros, principalmente os Germanos, que cultuavam deuses como Odin e Thor.
Acho que a Tijuca sempre vem forte, têm uma equipe extremamente profissional capitaneada pela gestão de seu presidente e o talento de seu carnavalesco e, o que poderia ser uma incógnita, que é a escolha do enredo começa a se dissipar com a abordagem adotada de forma inteligente.

Comentários

Anônimo disse…
Eu acho que vcs estão certos sou um menino de 13 anos e sou apaixonado pela unidos da tijuca inha eskola do coração , na minha opinão o enredo da unidos da tijuca não e grandioso asiim mais acho que paulo barros pode desenrrolar um enredo muito boom, eu analiseii que o paulo barros não pode fazer a mesma coisa que o carnavalesco da BEIJA-FLOR feis ano passado a escola veio com um enredo sobre ROBERTO CARLOS e ganhou , em 2012 a escola fez um enredo sobre SÃO LUIS que deu a eskola o quarto lugar , se pararem pra perceber a tijuca falou esse ano sobre LUIS GONZAGA e agora vaii falar sobre um PAIS ALEMANHA, esse ano tijuca sai campeã e minha preocupação e de a escola ser reibaxada por causa disso a beija flor naão foii mais tambem nãão ganhou ... pense nisso se me entenderam me respondam pois amo dar uma de jurado dos desfiles ... valew

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS