Vereador Dr. Taylor homenageia o Artista Plástico Ivan Cruz







Foi entregue em sessão solene ontem (10) na Câmara Municipal de Cabo Frio a Moção de Aplausos ao grande artista plástico Ivan Cruz, requerimento apresentado pelo Vereador Dr. Taylor da Costa Jasmin Junior (PRB) e aprovado por unanimidade pela casa.

Vale a pena conferir um pouco da História deste grande artista:

IVAN CRUZ VASCONCELLOS FILHO, brasileiro, casado, natural da Cidade do Rio de Janeiro , nasceu em 25 de junho de 1947. Recebeu os títulos de Cidadão Cabofriense (1986) e Buziano (2010). Viveu sua infância nos subúrbios do antigo Estado da Guanabara, mais precisamente nos bairros da Penha Circular e Vigário Geral.
Em 1975 forma-se nas Ciências Jurídicas  na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Cursos universitários incompletos de Filosofia Pura, Psicologia e Composição Paisagística na Escola de Belas Artes – EBA – da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Especializou-se em Direito Criminal exercendo a advocacia até os anos de 1986 sendo membro da OAB até a presente data.
Trabalhou na  Reitoria da Universidade do Estado da Guanabara, Ministério do Exército e na Prefeitura Municipal de Cabo Frio, nesta última na função de Procurador.
Nos anos 70, já casado e com três filhos – Ivan Neto , Yuri e Ludmila, muda-se para a Cidade de Cabo Frio onde tem residência fixa até a atualidade.
A paixão pelas Artes Plásticas tem o seu despertar em sua mais tenra idade, quando nos primários bancos escolares tem suas melhores notas nas matérias ligadas às mesmas.
As Artes Plásticas sempre estiveram presentes em seu dia a dia, mesmo quando advogado.
Em 1986 abandona o exercício da advocacia e, a partir daí, dedica-se integralmente à Criação Plástica deixando o Dr. Ivan ser substituído  pelo IVAN CRUZ – Artista Plástico.

Em sua primeira exposição individual, no Museu Zé de Dome – Charitas – em Cabo Frio, literalmente, queima a gravata de advogado.
Realizou várias exposições na Região dos Lagos, Rio de Janeiro e outros estados brasileiros  e, no exterior: Miami- EUA e Portugal e Alemanha.


         LOCAL DAS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS

REGIÃO DOS LAGOS:

Charitas;  Sta. Helena; Museu de Artes Religiosas(Convento); AB Galeria; Galeria Eduardo Passos; OAB de Cabo frio e Araruama; Banco do Brasil de Cabo Frio entre outros de igual valor.

RIO DE JANEIRO:

Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal; Escola de Magistratura do Rio de Janeiro; Lona Cultural – Ilha do Governador; Planetário da Gávea; Estação Carioca do Metrô...entre outros de igual importância.

PORTUGAL:

 Museu do Brinquedo de Ceia – Serra da Estrela; Museu Serpa Pinto;Espaço Cultural da Prefeitura de Gondomar; Mirandela, entre outros espaços culturais de igual valor.

Nos anos 90 inicia o Projeto Brincadeiras de Criança que tem por finalidade resgatar as brincadeiras que brincou.
Profissionais da Educação em todo o Brasil e várias Editoras estão usando as imagens dos quadros, desenhos e esculturas  em projetos educacionais.

O Projeto Brincadeiras de Criança tem como lema o seguinte princípio:

“ A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA NÃO É FELIZ, AO ADULTO QUE QUANDO CRIANÇA NÃO BRINCOU, FALTA-LHE UM PEDAÇO NO CORAÇÃO!”

A Escola de Samba UNIDOS DE VILLA KENEDY , no  Rio de Janeiro, escolheu o nome de Ivan Cruz e seu projeto Brincadeiras de Criança para seu enredo deste ano de 2012/2013.
No mundo do Samba , em Cabo fr

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS