VAMOS RELEMBRAR:Ana Maria Braga inaugura Hospital da Mulher em Cabo Frio nesta terça


O Prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa e o Diretor de Transportes Municipal, Paulo Henrique, ao lado do Carro Cegonha
O Carrro Cegonha que levará as mães e os bebês para casa.


Fotos/Jorge Malaquias - Ascom
No próximo dia 12, a jornalista e apresentadora Ana Maria Braga do programa “Mais Você”, estará em Cabo Frio para inaugurar o Hospital Municipal da Mulher, único no Estado voltado exclusivamente para o atendimento à mulher. Durante a solenidade marcada para a próxima terça-feira -com coquetel e queima de fogos - o prefeito Alair Corrêa  entregará  à comunidade o novo hospital que custou cerca de R$ 4milhões em obras, instalações e  equipamentos.
Um dia antes, segunda-feira, será inaugurado um Cartório de Registro Civil que funcionará dentro da maternidade, onde os pais poderão retirar a certidão de nascimento do filho  antes de sair do hospital. Após a inauguração, o hospital vai passar por um processo de desinfecção geral para só então começar o atendimento a população, que contará com um corpo clínico formado por 35 médicos e mais 200 funcionários.
O Hospital Municipal da Mulher, construído dentro dos padrões internacionais de saúde, tem 14 enfermarias, com quatro leitos cada, e uma Unidade Intermediária Neonatal com dez leitos.

No andar térreo, serão realizados os serviços de ginecologia e atendimento de cirurgias de útero, ovários e mamas por exemplo.
As gestantes serão encaminhadas ao segundo andar, onde entrarão em tratamento de pré-parto próximo as salas de parto e o centro cirúrgico. No mesmo andar funcionará  a unidade neonatal, destinada aos bebês com alguma patologia como os prematuros, pois haverá o trabalho em conjunto, onde a mãe fica com o filho todo o tempo.
Uma comissão especializada está organizando o funcionamento da maternidade, inclusive conferindo o material e o equipamento  para o funcionamento. São cerca de cinco mil  itens de diversos setores, entre lavanderia, centro cirúrgico, centro administrativo, portaria, segurança, cozinha, almoxarifado, farmácia entre outros.
O hospital possui todo o suporte tecnológico e de apoio necessário para um bom atendimento, como laboratório, raio-x, ultrasonografia, unidade de hemotransfusão, lavanderia, unidade de nutrição e alimentação e ambulância.
ATENDIMENTO INOVADOR
As adolescentes terão tratamento especial com direito a acompanhantes, inclusive no pré-parto. E também terão acomodações para as mães-canguru, nos quais os prematuros sadios ou os recém-nascidos de baixo peso necessitem dos cuidados da mãe.
POUSADA DA MAMÃE
      A Casa da Puérpura – um prédio anexo onde ficarão as mães dos bebes internados na unidade neo-natal- é outro diferencial do  Hospital Municipal da Mulher de Cabo Frio. Enquanto o filho estiver sob cuidados médicos, a mãe fica hospedada na Casa da Puérpera, já batizada  de Pousada da Mamãe.
 Com isso, a mamãe permanece próxima ao filho e não precisa ir e voltar para casa diariamente.
PROJETO CEGONHA
   Um dos projetos pioneiros é o  Carro Cegonha /Volta ao Lar, que consiste em levar a mãe e o bebê para casa em um carro projetado especialmente para esse fim.  O serviço  atenderá, principalmente, as mamães que moram em locais mais distantes como a área rural  onde há dificuldade de transporte. Será lançado, ainda, o programa
AOS OLHOS DO PAI
Após os primeiros cuidados com a criança, através de um circuito interno de tv, a família terá acesso a imagens, podendo a qualquer hora acessá-la, inclusive via internet.
  BANCO DE LEITE HUMANO
Único na Baixada Litorânea  que fará parte da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Haverá  um trabalho de conscientização com as mães, ainda no período de pré-natal, para o incentivo ao aleitamento.
   A maternidade está se organizando também para atender através do programa Amigo da Criança, seguindo os dez passos preconizados pela Unesco para esta finalidade. Paralelamente será implantado o programa de Parto Humanizado, com a menor intervenção possível dos médicos.
   O chamado Atendimento Humanizado prevê  o treinamento de todos os funcionários para um atendimento diferenciado aos pacientes, acompanhantes e visitas  e  a vacinação dos bebês com a aplicação de BCG e Hepatite B antes da alta da criança. Os bebês que ficarem mais de três dias internados receberão o teste do pezinho.
 
FONTE: A TOCHA JORNAL


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS