Vamos refletir! Ah! Você odeia política?

Foto: VOCÊ ODEIA POLÍTICA???????? 
ENTÃO tire 2 minutinhos e leia isso aqui. 


As eleições municipais acontecerão este ano. 
Muita gente sequer sabe diferenciar eleições municipais, Estaduais e Federais. 
Não me refiro as pessoas humildes que por conta de séculos de investimentos do Estado na ignorância sequer conseguem distinguir quais são seus direitos e quais os seus deveres. Me refiro a grande parte dos cidadãos deste país, incluindo gente de classe privilegiada. 
Por sermos uma democracia recente ainda não entendemos o que é ser uma democracia. Há uma confusão muito grande sobre esse assunto. 
Tenho feito entrevistas com pessoas nas ruas das mais variadas classes sociais. 
Perguntas básicas como por exemplo: 
O que é Democracia? 
Você saberia sinceramente responder sem olhar no Google? 
Como funciona o sistema democrático no Brasil? 
Quais são os poderes regentes de nossa Republica? 
Qual a função do poder Legislativo, do Executivo e do Judiciário? 
Quem são os representantes de cada um deles? 

E é incrível como as pessoas se sentem confusas para responder estas questões. 
Quando pergunto quem é o presidente do Clube de futebol pelo qual o cidadão torce, ele imediatamente sabe responder. Quando pergunto quem é o Presidente do Senado ou o da Câmara, não tem a menor ideia.  
Você saberia sinceramente responder sem consultar um site de pesquisas? 

A justificativa em geral é que perdemos a crença nos políticos. De que a política é suja e que só existem corruptos no poder. De que isso não interessa as pessoas porque não tem como mudar a situação e o Brasil esta dominado por esta corja, logo o que cabe a mim é trabalhar e tentar pagar minhas contas. 
Mas é a política que define ABSOLUTAMENTE TUDO em sua vida. Desde o preço do combustível do seu carro até o valor das passagens dos transportes públicos. É a política que determinará o quanto de impostos você pagará por TODOS os produtos que consome. São os políticos que criam as leis que teremos de cumprir e estabelecem novos estatutos relacionados a tudo que nos cerca. Nesse caso, como você pode dizer que não se interessa por política? 

A forma como esse assunto é VENDIDO pelos meios de comunicação e por muitos líderes, incluindo pessoas públicas que tem forte influência do grande público, afasta do cidadão o interesse pela questão. Esse é um mecanismo que facilita muito a prosperidade do Status quo. 

Nas escolas onde os alunos deveriam aprender como funciona o sistema político de nosso país o assunto é um TABU e qualquer um que queira inserir este tema será taxado de chato e inconveniente. Infelizmente em praticamente todos os lugares, inclusive aqui nas REDES SOCIAIS. 

Todavia quando precisamos de um hospital público, não temos um bom atendimento. Precisamos pagar escolas particulares se quisermos que nossos filhos sejam bem ensinados, porque os serviços públicos em geral são feitos para não funcionar. 
Tudo isso é sabido por todos, mas e o que esta por trás desse grande paradigma?

As propagandas Eleitorais já estão pipocando. Em pouco tempo o amigo do amigo do amigo vai lhe indicar alguém para que você possa oferecer seu voto. Seja um Vereador ou o Prefeito. 
Perceba que 99% deles usarão do mesmo discurso: Vou trabalhar pela Educação, pelo Esporte, pela Cultura e pelas crianças. 
Perceba que todos são simpáticos e atenciosos. 
Mas o que está realmente por trás dos interesses desses homens e mulheres que se lançarão candidatos? 
Pergunte ao seu, quem é que esta BANCANDO esta campanha. 
Não é barato produzir tanto papel, tanta propaganda, tanto material para espalhar pela cidade o seu nome.  Quais são os financiadores dessa iniciativa e o que seu candidato lhe dará em troca, se eleito for. 

Sabe-se que a grande maioria dessas pessoas que tentam se eleger estão muito pouco preocupadas em realmente transformar algo. O salário é atraente e ser político oferece uma centena de facilidades. Diversos benefícios que serão pagos por nós. De modo que acrescente a isso os “incentivos” que receberão de empresários, indústrias, Laboratórios, e todo tipo de comerciantes que PAGAM por votos a seu favor nas casas legislativas. 

Não adianta votar no seu vizinho porque ele é um vizinho honesto e gente boa. 
Não adianta votar no candidato do bairro que promete que vai tampar os buracos da rua e melhorar a segurança. 

Para um bom resultado político teremos de ser COERENTES. 

Primeiro você precisa entender como funciona o sistema. 
Esse ano votaremos para PREFEITO E VEREADOR. 
O PREFEITO não conseguirá fazer QUALQUER mudança se não tiver na câmara dos Vereadores um bom número de políticos que estejam interessados em colaborar com ele. De modo que não adianta você votar num PREFEITO que é de um partido que faça OPOSIÇÃO ao Vereador amigo que você escolheu para dar seu voto.  Em síntese: Escolha seu Vereador de acordo com as AFINIDADES que o partido dele terá com o PREFEITO que você optou por colocar no Poder. 

Estamos acostumados a acreditar que é o PREFEITO ou  o GOVERNADOR, ou O PRESIDENTE que decide nosso futuro. Ledo engando, estes Cargos que pertencem ao EXECUTIVO estão sujeitos as determinações dos Vereadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores – Poder Legislativo. 
O Poder Judiciário por sua vez é responsável pela aplicação e manutenção das leis que foram criadas e aprovadas pelos outros 2 poderes. 

Se queremos REALMENTE mudar o cenário do nosso país, precisamos entender como FUNCIONA O SISTEMA. 
Vão entupir o Facebook e o Twiiter de PROPAGANDAS ELEITORAIS a partir de AGORA. 
Tenha a CURIOSIDADE MÍNIMA de pesquisar sobre estes homens e seus partidos. 
Tenha o interesse mínimo de entender que o seu VOTO DEVE SER COERENTE. 
E assim sendo, vamos mostrar nas URNAS o que desejamos para os próximos 4 anos. 
E PROCURE SABER QUEM ESTA BANCANDO A CAMPANHA. DE ONDE VEM O DINHEIRO. 
Se quiser dar de lambuja seu voto para oferecer bons salários aos amigos da rua, ao familiar gente boa ou ao líder comunitário, depois tenha PELO MENOS a sensibilidade de FISCALIZAR se o mesmo esta sendo responsável pelo que prometeu. 

Sei que muito pouca gente terá tido o interesse de chegar até aqui, mas quem chegou, tenho certeza que entendeu o como é que esse mecanismo funciona. 
Isso era matéria nas escolas de antigamente.  
Hoje em dia é escondido para que ninguém consiga concatenar suas ideias. 

Se achar que vale a pena, passe adiante. 

Tico Sta Cruz

Você odeia política? Sabe qual é o preso que se paga por essa afirmação?
É ser governado por pessoas mal-intencionado, ACORDA CABO FRIO!!!!!!!!!!!!!

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS