Rock, história e fogos na cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres


REUTERS/Damir Sagolj

Inglaterra - O projeto foi ousado: driblar a crise econômica que se instalou na Europa e criar o primeiro evento esportivo mundial baseado na sustentabilidade do planeta. Nesta sexta-feira, às 17h (horário de Brasília), Londres se tornará a cidade mundial do esporte e vai sediar a 30ª Olimpíada. E a cerimônia de abertura contará um pouco do passado, do presente e do futuro da Grã-Bretanha.
Foto: EFE
Londres se prepara para a grande festa | Foto: EFE
O mistério em torno de como será a festa foi enorme. No entanto, várias informações acabaram vazando nos últimos dias. Inspirado em ‘A Tempestade’, obra de William Shakespeare, o espetáculo começará com o badalar de um sino fabricado no mesmo local do Big Ben. Também está prevista a aparição de um ator interpretando 007, que deverá chegar de paraquedas ao Estádio Olímpico.

Ao som de Paul McCartney, The Who e Sex Pistols, a festa apresentará o atual momento de Londres e a revitalização de regiões como o bairro de Stratford, que antes era uma área industrial. Nos arredores do Parque Olímpico, local onde fica o estádio e outros ginásios de competição, balsas foram posicionadas com fogos de artifícios.

Mais de 10.500 atletas, de 205 países, vão suar e chegar ao limite nas próximas duas semanas. Tudo pelo mesmo objetivo: a medalha de ouro. E alguns brasileiros têm grandes chances de alcançar o feito. Cesar Cielo, que competirá em três provas, é uma das maiores esperanças do País.

Técnico do nadador, que tem se mantido concentrado na competição, Alberto Silva elogiou a postura do atleta.

“Ele é exigente, mas está tranquilo e confiante demais. Fizemos bons treinos e o objetivo foi atingido”, explicou.

A Olimpíada de Londres vai servir também de laboratório para o Brasil, que se prepara para Rio-2016. Com 259 atletas na delegação, a meta é igualar o número de medalhas obtido em Pequim, em 2008. Na ocasião, o País conquistou três ouros, quatro pratas e oito bronzes.
MARCA

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS